Resenha crítica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha crítica sobre Recurso Repetitivo.
Artigo da internet: RIBEIRO, Cristiana. A lei dos recursos repetitivos e os princípios do direito processual civil brasileiro. Em . Acesso em: 03 de novembro de 2010.

Aceleridade processual em consonância com os demais princípios

O artigo analisado trata do instituto do recurso repetitivo frente aos princípios do direito processual civil.

A regulamentação dorecurso repetitivo está no artigo 543 – C do Código de Processo Civil, este artigo vigora em nosso ordenamento desde agosto de 2008.

Os recursos repetitivos são usados em recursos especiais propostosno Superior Tribunal de Justiça, onde são escolhidos recursos “modelos” e após a análise deste recurso modelo à decisão que lhe for proferida é aplicada para os demais casos que versem sobre a mesmamatéria de Direito, desta forma, o julgamento dos recursos especiais seriam mais céleres, pois não haveria a necessidade de olhar recurso por recurso (que tratem da mesma matéria) quando a decisão deum seria aplicada para solucionar os demais.

A lei dos recursos especiais teve como modelo a Lei que regulamentou a Repercussão Geral dos Recursos Extraordinários, que também foi feita com ointuito de diminuir a apreciação de recursos no Supremo Tribunal Federal.

Não há dúvidas quanto ao objetivo da lei dos Recursos Repetitivos de tentar desafogar o STJ, que sofre com a prática deinterposição de recurso sobre toda e qualquer decisão tomada, pois bem, se o objetivo da lei está tão claro, é preciso analisar a sua eficácia e se esta lei têm condições de cumprir o seu papel ao seranalisada sob o prisma dos princípios constitucionais.
Ao ler o texto da lei 11.672/08 – Lei dos Recursos Repetitivos- percebe-se muitas falhas quanto a sua redação legal, o que põe em perigo a...
tracking img