- Resenha Crítica da obra “Morte e Vida Severina” de Graciliano Ramos -
Graciliano Ramos nasceu no dia 27 de outubro de 1892, na cidade de Quebrangulo, sertão de Alagoas, filho primogênito dosdezesseis que teriam seus pais, Sebastião Ramos de Oliveira e Maria Amélia Ferro Ramos. Sua poesia é caracterizada pela objetividade na constatação da realidade, do cotidiano, desenvolvendo-se, em algunscasos, em direção ao surrealismo. É considerado o "poeta-engenheiro" devido a sua intensa preocupação com a estética e a arquitetura de seu texto, pertencente à terceira geração do Modernismo. Oenredo é linear, pois o poema possui um começo, meio e fim. Da morte à vida Severina - O título do poema representa o percurso do retirante Severino : parte da morte no sertão para encontrar a vida emRecife. Severino acompanha o Rio Capibaribe e só vai encontrando pobreza e morte pelo caminho. Chegando em Recife, foz do rio, o mesmo se repete. Desesperançado, pensa em cometer o suicídio atirando-seao rio, quando testemunha o nascimento de uma criança que devolve a esperança à vida Severina - fazendo uma interxtualidade com a bíblia, em clara alusão ao nascimento de Jesus Cristo. Tanto a mortequanto a vida são "Severinas", os "Severinos" quase anônimos do sertão nordestino, mostrando a longa trajetória desse homem do sertão, um dos tantos Severinos de Maria, filhos de Zacarias que saíam daParaíba pra fugir da velhice que mata os jovens aos trinta anos, da seca e da fome . O tempo e o espaço contribuem para o caráter de denúncia social do texto. Sendo o tempo não determinadocronologicamente, o único indício que aparece é a situação da seca e a estação do verão, na época em que o Rio Capibaribe seca. O espaço possui um movimento de deslocamento: o retirante faz a travessia doAgreste para a Caatinga, da Zona da Mata para o Recife, ou seja, sai da serra, mais especificamente da Serra da Costela, e vai para o litoral, para Recife. Durante esse deslocamento que ele faz, em busca... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Resenha crítica morte e vida severina. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-Morte-e-Vida-Severina/524252.html

MLA

"Resenha crítica morte e vida severina" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-Morte-e-Vida-Severina/524252.html>.

MLA 7

"Resenha crítica morte e vida severina." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-Morte-e-Vida-Severina/524252.html>.

CHICAGO

"Resenha crítica morte e vida severina." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-Morte-e-Vida-Severina/524252.html.