Resenha crítica

O artigo: “Letramento e alfabetização: as muitas facetas” da autora Magda Soares1 relata vários dados que reforça sua pesquisa sobre os temas citados anteriormente entre elaspodemos mencionar dados da UNESCO, que ao final dos anos 70, propôs uma ampliação da interpretação conceitual da palavra literate (saber ler e escrever) para functionally literate (alfabetizaçãofuncional) e sugeriu: “que as avaliações internacionais sobre o domínio de competência de leitura e escrita, fossem além do medir apenas a capacidade de saber ler e escrever", reforça-se a necessidade dereconhecer e nomear práticas sociais de leitura e escrita do que simplesmente as praticas do ler e escrever.

Outro dado apresentado foi sobre os Censos Demográficos do Brasil, por volta dos anos 40,que consideravam alfabetizado o individuo que saber ler e escrever o próprio nome e a partir deste fato foram divulgado dados estatísticos apontando baixos índices de alfabetização concluindo–se que naverdade o que se estava constatando era, na sua grande maioria, analfabetos funcionais. Estes dados foram relatados pela autora como meio de alertar a realidade a qual estamos inseridos e questionar:ser alfabetizado é ser letrado? Sendo assim primeiramente devem – se conceituar e diferenciar os termos alfabetização e letramento que consequentemente é de suma importância para estabelecer estudose pesquisas.

O termo alfabetizar consiste na técnica de aquisição da língua (oral e escrita) cujo processo depende de um prazo para seu aprendizado, no que consiste ao termo letramento é odesenvolvimento da linguagem e a compreensão de sua função social, cujo processo é contínuo e aprimorado através das práticas vivenciadas como a própria autora exemplifica seja no ato de escrever cartas,bilhetes, ler histórias, contos, receitas, bulas de remédios, correspondências e as inúmeras práticas sociáveis que o aprendizado da leitura e da escrita oferecesse. A invenção deste termo letramento... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Resenha crítica - letramento e alfabetização: as muitas facetas.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-Letramento-e-Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o/288346.html

MLA

"Resenha crítica - letramento e alfabetização: as muitas facetas." TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-Letramento-e-Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o/288346.html>.

MLA 7

"Resenha crítica - letramento e alfabetização: as muitas facetas.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-Letramento-e-Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o/288346.html>.

CHICAGO

"Resenha crítica - letramento e alfabetização: as muitas facetas.." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-Letramento-e-Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o/288346.html.