Resenha crítica geração y

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
nome do curso

EDSON DA CUNHA REGO

RESENHA CRÍTICA:
Geração Y

João Pessoa
2011

EDSON DA CUNHA REGO

RESENHA CRÍTICA:
Geração Y

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  Coportamento Organizacional; Processos Administrativo; Introdução a Economia; Gestãode Pessoas; Seminário I.

Professores: Elisete, Ulysses, Wilson, Daniele , Marilucia.

João Pessoa
2011
1 INTRODUÇÃO

O presente texto versa sobre a geração Y que abrange os nascidos no início dos anos 80 e final do ano de 90, que têm idade entre 16 e 29 anos e são pessoas com uma diversidade de habilidade e com capacidade de desenvolver muita coisa ao mesmo tempo.
Contemporâneos darevolução digital tiveram a presença da internet em seu dia a dia desde muito cedo, alguns afirmam que desde o dia que nasceram e que esse fato às dotaram de uma habilidade tecnológica que superam às das gerações anteriores.
O foco do texto é expor as peculiaridades e especificidades conceituais do estudo de Viana (2008), Lombardia (2008), Ariel (2010), entre outros, sobre o comportamento emotivações dos profissionais da geração Y.
Atualmente vários estudos estão sendo desenvolvidos nessa área, dando indicação de ser um assunto atual e complexo, pois para compreendermos essa evolução se faz necessário fazer um levantamento dos acontecimentos que precederam essa nova geração.

2 DESENVOLVIMENTO

A evolução do assunto pode ser iniciado com a esplanação de vivências históricas quedeterminam algumas motivações que influenciaram essa evolução da geração X para Y.
De acordo com Michel (2005, p. 1), as teorias X e Y, foram construídas por Douglas McGregor no começo da década de 50, e “podem ser analisadas visualizando o comportamento humano dentro da empresa”. Segundo esse estudioso, “a teoria X tem como característica a subserviência e controle, já a teoria Y, potencialidades edesenvolvimento pessoal”.
Para melhor entendermos essa evolução, comecemos o estudo pela geração anterior, conhecida como geração X entre o período de 1965 a 1983. Essa geração, assistiu a decadência dos antigos padrões sociais e não tinha medo de jogá-los para o alto (ARIEL, 2010). “As pessoa X não vêem o êxito da mesma forma que seus pais. Ao contrário nutrem certo cinismo pelos meios decomunicação e marketing convencionais (LOMBARDIA, 2008, p. 2)”.
Eles não cresceram em um ambiente estimulante, apesar de boa parte conseguir tirar proveito das coisas novas, mas o processo de aprendizagem é considerado um pouco lento diante das coisas novas, em contrapartida, no comportamental, a geração X tem um bom equilíbrio entre família e trabalho, mas não costuma relacioná-los, cuida deles de formaseparada. Por já ser adulta quando da revolução da microinformática no Brasil, e ter superado várias crises, consegue ter uma visão de mercado mais ampla, sendo bem aproveitada na implantação e supervisão de projetos já testados, pois possui grande habilidade de aprender com as velhas experiências (ARIEL, 2010).
A teoria X representa forte controle sobre os recursos humanos dentro da organização,como demonstra os itens a seguir:
- O ser humano, em geral, não gosta intrinsecamente de trabalhar, e trabalha o mínimo possível.
- Por essa razão a maior parte das pessoas precisa ser coagida, vigiada, orientada, ameaçada com castigos a fim de fazer o devido esforço para alcançar os objetivos da organização.
- O ser humano médio prefere ser dirigido, desejando evitar responsabilidades;
- Épouco ambicioso, procurando segurança acima de tudo.
- Empregados evitarão responsabilidades e procurarão receber ordens formais, sempre que possível.
- A maioria dos trabalhadores põe a segurança acima de todos os fatores associados ao trabalho, exibindo pouca ambição.
Com o passar do tempo e o advento das inovações tecnológicas o comportamento das pessoas foram sendo alterados, “costumes...
tracking img