Resenha crítica enron

Páginas: 6 (1361 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2010
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NILSON GOMES SALES

RESENHA CRÍTICA

ENRON - OS MAIS ESPERTOS DA SALA

Prof. MS Ricardo Pajé

Niterói
2010

RESENHA CRÍTICA

Enron: Os mais espertos da sala

Ficha técnica:
título original: The Smartest Guys in the Room
gênero: Documentário
duração: 01hs 49 min
ano de lançamento: 2005
estúdio: HDNet Films / JigsawProductions
distribuidora: Magnólia Pictures / Paris Filmes
direção: Alex Gibney
roteiro: Alex Gibney, baseado em livro de Bethany Mclean e Peter Elking
produção: Alex Gibney, Jason Kliot e Susan Motamed

Baseado em best-seller escrito por Bethany McLean e Peter Elkind, o documentário traça um estudo sobre um dos maiores escândalos acontecidos no mundo corporativo norte-americano. Osexecutivos da sétima maior companhia dos EUA, deixando investidores e empregados sem um centavo sequer. O documentário Enron - Os Mais Espertos da Sala revela as artimanhas feitas por contadores e pelos chefes-executivos para fazer parecer um fenômeno de crescimento uma organização que só rendeu frutos para quem esteve envolvido no esquema.
O colapso deixou saldo de 20 mil desempregados e umbilhão de dólares na conta dos responsáveis pela fraude. A falência da empresa de energia foi decretada em 2001. As filmagens consultam analistas econômicos e ex-empregados, que denunciam Kenny Lay e Jeff Skilling como as cabeças do escândalo.

ENRON – OS MAIS ESPERTOS DA SALA

O filme começa com imagens do prédio da Enron e um narrador questiona as ações de um desconhecido. Ascenas seguintes se passam após a falência da empresa e mostra testemunhos de pessoas envolvidas no escândalo e entrevistas de alguns funcionários da Enron, mostrando o drama vivido pelos envolvidos ativa ou passivamente neste escândalo. Em seguida, são mostradas cenas após o julgamento dos responsáveis pelas fraudes e do suicídio de John Cliff Baxter, um dos grandes nomes da empresa, além de umaparte do testemunho de Jeff Skilling, o principal responsável pelo escândalo, que, declara-se inocente.
O documentário segue rico em detalhes das ações realizados pela diretoria e ao mesmo tempo intercala com entrevistas de analista econômicos e de mercado. Também de funcionários. É feito uma breve biografia de Ken Lay, o criador da Enron e amigo pessoal da família Bush e de um possívelenvolvimento do presidente dos EUA com o escândalo. Mostra de que forma as ações da empresa se valorizaram vertiginozamente em poucos anos, fazendo com que a Enron se tornar a 7ª empresa do EUA e uma das maiores do mundo na área de energia.
O filme define que o marco para a fraude desenvolvida pela Enron, foi a permissão que o orgão responsável do governo da regulamentação das empresas, de inovaro método de contabilidade, o que era conhecido como “mark to market”, método esse que permitiu a Enron contar ganhos projetados de contratos de energia a longo prazo como receita corrente. O filme evidência também a participação de várias pessoas nesse esquema além do mentor Jeff Skilling, como por exemplo: Ken Rice, Cliff Baxter e Lou Pai, sendo o último o responsável pela posteriormentefracassada EES (Enron Energy Services) e quem mais lucrou na empresa, apesar da falência e que no filme deixa no ar quem efetivamente era essa figura soturna Lou Pai. As práticas não-ortodoxas desenvolvidas por esses homens cada vez mais afundava a empresa e ao mesmo tempo passava uma imagem de empresa das mais sólidas e inovadoras do EUA, no final do século XX e início do XXI.
Evidência asrelações obscuras com empresas, bancos e consultoria, onde todos os envolvidos se beneficiavam com as fraudes da Enron e a participação efetiva desses grupos econômicos no esquema. Banco de investimento Merill Lynch, Deutsche Bank, CityBank e a consultoria Arthur Andersen, que após o escândalo faliu por total participação na fraude contábil.
O filme mostra a bolsa de valores de NY com a enorme...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha critica enron
  • Resenha Enron
  • Resenha Enron
  • Resenha Enron
  • Resenha de enron
  • Critica caso enron
  • Resenha Caso ENRON
  • Resenha enron os mais espertos da sala

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!