Resenha crítica dos capítulos i e ii do livro sociologia da educação de alberto tosi rodrigues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. 6. Ed. (p.9-29. Introdução e capítulos I e II).

O autor Alberto Tosi Rodrigues nasceu em Ibitinga, estado de SãoPaulo, formou-se em Ciências Sociais na UNESP de Araraquara e fez seu mestrado e doutorado em Ciência Política na UNICAMP, trabalhou como professor na Universidade Federal de Espírito Santo. Publicouapenas três livros e alguns artigos logo morreu muito cedo, aos trinta e oito anos de idade.
Em seu livro Sociologia da educação, destaca a educação como elemento fundamental para as relações humanase a sociologia como disciplina que se preocupa com as relações sociais na vida das pessoas, as ações de educar e as estruturas da vida social. Fala também do surgimento da sociologia, os seusprincipais fundadores e as contribuições que esta ciência traz para resolver os problemas educacionais e sociais.
No capítulo I – Breve Sociologia do Professor Virtual – o autor faz uma crítica ao grandenúmero de informações que chegam diariamente nas nossas vidas através de notícias de rádio, televisão, jornais, imagens, vídeos, entre outros, de uma forma fragmentada e que não damos conta de acompanharou formular uma argumentação sistemática dos conhecimentos transmitidos, pois chegam de uma forma muito rápida, onde muitas destas notícias passam despercebidas e não conseguimos se quer construir umaidentidade. Fala também do professor virtual, que é o profissional que mantém um site na internet e recebe e-mails de alunos virtuais. Ele passa sugestões e indicações de fontes para pesquisa e deixatextos publicados à disposição, onde muitas vezes os alunos simplesmente copiam os textos e apresentam como se fossem de própria autoria sem obedecer às regras acadêmicas. Quando esse assunto élevado para uma reflexão sociológica sobre o processo educacional, pode-se concluir que este aluno não aprendeu e pode ser que não aprendeu porque ninguém o ensinou - não lhe foi passado que existem...
tracking img