Resenha crítica do texto de josé libâneo: “educação: pedagogia e didática: o campo investigativo da pedagogia e da didática no brasil: esboço histórico e buscas de identidade epistemológica e profissional”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LIBÂNEO, José Carlos. Educação: Pedagogia e Didática: o campo investigativo da pedagogia e da didática no Brasil: esboço histórico e buscas de identidade epistemológica e profissional. In: PIMENTA, Selma (org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 2° edição. São Paulo: Cortez, 2000.

RESENHA CRÍTICA

O texto “Educação: Pedagogia e Didática:o campo investigativo da pedagogia e da didática no Brasil: esboço histórico e buscas de identidade epistemológica e profissional” é de autoria de José Carlos Libâneo. É um dos textos do livro ”Didática e formação de professores, percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal”, de Selma Pimenta Garrido, que foi lançado em 2000 pela editora Cortez em São Paulo.
José Carlos Libâneo trata aproblemática quanto à formação da identidade da Pedagogia, visando à discussão sobre o seu lugar no campo das ciências, os momentos cruciais para a sua consolidação e a sua relação com a sociedade contemporânea.
Um dos fatos observados pelo autor é que atualmente a Pedagogia necessita de uma identidade bem esclarecida quanto às atribuições do Pedagogo abrangendo não só o campo escolar, mastambém todas as esferas da sociedade. O Pedagogo não pode ser mais visto somente como um transmissor de conteúdo, que é feito por meio da didática, mas deve ser visto sim, como um agente modificador do meio em que vive e transita.
O profissional da Pedagogia necessita de uma valorização social e financeiramente compatível com a sua importância, visto que a função do Pedagogo está ligada diretamentea construção de uma sociedade já que o aprendizado não está ligado apenas à sala de aula, mas sim a todas as relações sociais existentes.
Esse texto é composto por quarenta e sete páginas, que estão divididas para quatro tópicos. Nesses tópicos é exposta a história da educação em todos os seus avanços e recuos com a finalidade de fundamentar a argumentação de uma necessidade maior de ter umaPedagogia reflexiva em suas atitudes, ou seja, na sua Didática.
No primeiro tópico, titulado como “A problemática do campo do conhecimento Pedagógico” discute a dificuldade permanente em fornecer uma identidade correta para a Pedagogia, que frequentemente é reduzida ao campo da educação e a educação por sua vez é reduzida apenas ao ambiente escolar, porém ainda que fosse pensado dentro desseambiente não se dá a importância devida a Pedagogia, o que acaba desvalorizando o profissional não só nos salários oferecidos, mas também na formação e no reconhecimento que lhe é dado por parte da sociedade que indaga para que serve um pedagogo. Aqui também se debate entre a questão em que liga a Pedagogia da ciência, afirmando que nesse âmbito educacional só podemos chamar de ciência experimentalaquela que olha a educação com objetividade humana, para isso é necessário excluir todas as determinações de fins educativos, a única determinação a ser usada é a que se deve aprender as leis próprias do desenvolvimento, isso requer uma singularidade, pois existe uma específica para os diferentes tipos de indivíduos.
Pedagogia tradicional, Escolanovista e Educação Libertadora são assuntosque aborda o segundo tópico e que com eles conseguimos identificar o caminho tomado pela Pedagogia no decorrer da história. Em certo ponto do texto é contado por Libâneo como a educação tradicional, que se manteve forte durante séculos, desde a época dos Jesuítas, começa a perder o seu espaço. Esse espaço ele começa a ser perdido justamente com questionamentos que dão origem ao famoso Manifesto dosPioneiros da Escola Nova, que tem um dos seus participantes Anísio Teixeira. Apesar da criticidade e do apoio que essas ideias de uma educação nova tiveram, os passos dados não foram na mesma proporção, já que apesar de refletirem sobre o método atual da educação não foi repensado o método impregnado de técnicas ao qual estavam propondo. Porém já chegando mais próximo da nossa atualidade,...
tracking img