Resenha crítica do livro infanto juvenil "O Tosco"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1064 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituição de Ensino:
Obra: Tosco – Gilberto Mattje

Como Deixar de ser um Tosco?

Tosco é um livro de cento e trinta e três páginas que leva como título o nome do seu personagem principal. O protagonista apresenta em sua personalidade as definições do adjetivo que origina seu nome, pois, segundo o dicionário, tosco significa “rude, desajeitado, grosseiro ou algo em seu estadobruto”. O livro trata dos conflitos de um adolescente comum que apesar de aparentar um bom caráter, permite que suas experiências ruins influenciem em sua conduta e ações.
O autor da obra, Gilberto Mattje é um filósofo, psicólogo, especialista na área de psicanálise e mestre em Psicologia Social e da Saúde, profissional atuante como psicólogo clínico e professor universitário. Ele deixatransparecer em seu livro a preocupação com as experiências sociais experimentadas e suas influências sobre a formação social e ética da criança e adolescente.
O livro se organiza de forma bastante sintetizada, dividindo-se em capítulos enumerados sem a apresentação de um título, oferece uma ordem cronológica das experiências vivenciadas por seu protagonista. A linguagem é coloquial, de simplescompreensão, a fim de se tornar atrativo de fácil entendimento para seu principal público alvo: os adolescentes. A narração é feita em primeira pessoa e nos permite experimentar a sensação dos sentimentos vivenciados por Tosco em suas falas.
A história se inicia com Tosco recordando suas tristes lembranças do passado. O primeiro cenário que nos é apresentado e um lar totalmente desajustado formado por umamãe indiferente, autoritária e um pai alcóolatra, agressivo. Em suas memórias Tosco conta sobre o efeito da agressividade a qual ele era exposto e seu efeito sobre sua personalidade desde a infância. Ele relata a dificuldade que tinha de se adequar ao ambiente escolar, conviver em grupo e respeitar a autoridade dos professores, já que ele refletia quase que de forma automática a agressividade queaprendeu em casa.
Ainda na infância, Tosco perde sua única referência masculina, o pai, que além de ter sido um pai ausente, resolve de uma hora para a outra abandonar o lar. A mãe por sua vez decide aproveitar a vida, sair para festas, levar seus amantes para casa sem se preocupar nos efeitos que isso teria sobre seu filho. O menino se vê na responsabilidade de “homem da casa” agora e começa areproduzir ainda mais as referências que teve do próprio pai.
Ainda assim, Tosco tem uma relação de amizade com Samuel, outro adolescente que apresentava uma história de vida tão conturbada quanto a dele, mas que apesar de tudo isso, preservava uma boa índole. A relação de Tosco com os professores se torna cada dia pior. Se não fossem suficientes os problemas, ele começa ainda a se envolver como vício do cigarro. Logo a escola precisou de ajuda do Conselho Tutelar para lidar com os problemas que Tosco causava.
Tosco começa uma amizade com outros rapazes que estão profundamente envolvidos pelas drogas, pelo mundo do crime e se deixa influenciar por eles. Seu mau comportamento e seu desinteresse o levam a seguidas reprovações na escola e por fim, a uma expulsão.
O jovem tem agora odesafio de uma nova escola. Porém, a vida lhe reserva uma nova chance com a chegada do professor de educação física, Jeferson. O professor começa a incentivar Tosco e seus colegas na prática de esportes e exigir deles uma boa conduta como condição de permanência no time da escola. Através do futebol, Tosco se depara com valores como disciplina pessoal, trabalho em equipe, entre outros. Com oincentivo do professor, o rapaz procura um emprego e decide deixar a vadiagem.
Um dos momentos mais marcantes é durante um diálogo entre o professor Jeferson e o Tosco, onde o professor ajuda o rapaz a compreender que suas más ações são reflexos do tratamento que ele teve dentro de casa, principalmente durante sua infância, e que apesar dele estar condicionado a reproduzir tais ações, há uma...
tracking img