Resenha Crítica do Livro "Helena"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA TRISTE HISTÓRIA DE AMOR

ASSIS, Machado de. Helena. São Paulo: Cultrix Ltda., 1960.

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, a 21 de julho do ano de 1839, tendo falecido em 1908. Filho de pais humildes, foi vendedor de doces, tipógrafo na imprensa nacional, balconista de livraria e funcionário da Secretaria da Agricultura. Era um homem indiferente a política, talvez,consequência de sua timidez. Começou sua vida literária quando era balconista da livraria de Paula Brito. Sempre se mostrou um homem de intensas e profundas reflexões. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
O livro começa com uma grande perca: a morte de Conselheiro Vale. Homem astuto e rico. Deixava ao mundo, até onde se sabia, um filho, Estácio e uma irmã, D. Úrsula. Nem tempohouve de fazer bênçãos religiosas ou de tentar algum tipo de tratamento de tão fulminante que foi a doença que o matou: apoplexia, uma doença que faz afecções que derivam-se de um derrame sanguíneo dentro de um órgão. Logo após a morte, Dr. Camargo, médico e amigo de Conselheiro Vale pediu se havia um testamento deixado por Vale, mas como D. Úrsula e Estácio não sabiam responder-lhe, foram à procuradeste tal testamento até o acharem em uma gaveta.
Houve um grande mistério criado por Dr. Camargo para a abertura do tal testamento até que, no dia seguinte a localização do testamento, foi revelado o que havia nele. Os bens de Conselheiro Vale foram destinados para seus herdeiros e afilhados mas houve uma grande surpresa contida naquele testamento. Era o fato de ele ter uma filha por nome deHelena da qual ele pedia para que fossem entregues alguns bens para ela e que ela fosse acolhida pela família sem discriminação. Estácio não viu problema em acolher sua suposta irmã mas D. Úrsula era totalmente contrária a decisão deixada por Vale.
Certo dia, Helena chega em Andaraí. Estácio, como de praxe, recebeu-a com cordialidade e ao decorrer se tornaram logo íntimos um do outro. D. Úrsulacontinuava com sua opinião fechada acerca de Helena mas logo foi descobrindo a pessoa boa que tinha por trás dela quando ela, D. Úrsula, ficou doente e Helena tomou as providências cabíveis para fazer com que ela melhorasse logo, cuidando também dos afazeres domésticos enquanto Dr. Camargo continuava com sua opinião rude sobre a moça. Em outro momento, Helena e Estácio saíram para cavalgar e, derepente, avistaram uma casa em que havia uma flâmula azul e decidiram procurar quem morava ali, porém sem êxito algum.
Enquanto a história se desenrolava, Estácio estava apaixonado por Eugênia, filha de Dr. Camargo. Ele queria pedir-lhe a mão em casamento porém não tinha coragem o suficiente para tomar qualquer atitude. Helena tentava encorajar Estácio mas mesmo assim não conseguia pedir a ela suamão em casamento. Neste mesmo período, Estácio acabou por descobrir que Helena também vivia em um grande amor por alguém, o que não agradou aos olhos de Estácio. No aniversário de Estácio, Helena deu-lhe um quadro com a casa que havia a flâmula azul, o que deixou Estácio muito perturbado. No final de sua festa, Dr. Camargo revelou a Helena que gostaria que Estácio pedisse a mão de Eugênia, suafilha, em casamento.
Alguns dias depois Estácio finalmente conseguiu pedir a mão de Eugênia em casamento e a resposta dela foi sim. Ficaram noivos e logo após isto, uma tia de Eugênia veio a adoecer. Com isso, Estácio teve que passar mais tempo com a família de Eugênia e enquanto ele estava ausentado de sua família, Helena e D. Úrsula, Helena acaba ficando noiva de Mendonça, amigo de Estácio vindoda Europa. Filho de comerciante, sem riquezas porém com muito amor por Helena. Ela aceitou se casar com ele porém não amava-o verdadeiramente. Quando Estácio ficou sabendo, voltou às pressas para casa. Ele ficou feliz com o casamento porém receoso devido a confissão de Helena anteriormente.
Helena queria o casamento mesmo tendo um amor maior, pois não queria se arriscar demais e isso irritava...
tracking img