Resenha crítica do filme a missão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2275 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO FILME A MISSÃO | |

Arte Cinema - Crítica |
Escrito por: JEOVANE
9441 |
Ter, 23 de Setembro de 2008 10:40 |
Filme: A Missão. Reino Unido 1986. Duração 124 min.

Direção Roland Joffe.

O diretor Roland Joffe no filme A Missão inicia mostrando a crueldade e ignorância de uma tribo indígena que vivia nas matas de difícil acesso na América do Sul no século XVIII, poistinham matado um padre que tentava catequizá-los, mas não faz nenhuma referencia se os índios queriam e se precisavam, pois estes já tinham cultura, religião e trabalho.
Como a intenção da igreja católica era de catequizar e ensinar estes povos foi enviado outro padre que no filme foi interpretado por Jeremy Irons que ao chegar perto da tribo quase foi morto, mas aos poucos ganhou confiança erespeito dos índios.
Nesta época tinham muitos mercenários que saiam à captura de índios para os venderem, o ator Robert de Niro faz brilhantemente o papel de um destes, que tinha atacado e capturado muitos índios, depois que matou seu irmão isolou se, entretanto o padre das missões vai visitá-lo e o convida para ajudá-lo, ele aceita, mas vai pagando penitencia até chegar à tribo, lá, porém recebe operdão de todos os índios que o reconheceram e mais tarde tornar-se-ia em um jesuíta e defensor desta tribo.
O diretor enfatiza bem a influencia que os índios vão tendo dos jesuítas, muitas cenas mostram fazendo os instrumentos musicais, cabanas para morarem, igrejas, plantações, passam a cultuar os santos católicos louvarem em corais, aos poucos vão aprendendo o idioma dos brancos, tendo aulasreligiosas perdendo aos poucos a sua identidade.
As terras chamadas de sete povos das missões onde estes índios viviam eram prósperas e os portugueses e espanhóis estavam de olho por isso sempre entravam em conflitos com os jesuítas que os defendiam. Entretanto a igreja católica abriu mão destas terras, porém os jesuítas não quiseram deixá-la e ficaram do lado dos índios e ambos lutaram comtodas as suas forças e armas, mas o que são flechas e arcos contra armas de fogo e canhões, com isso aconteceu uma carnificina de índios e jesuítas e muitas crianças foram mortas sem culpa alguma tudo isso por causa das terras.
O filme inicia mostrando a crueldade dos índios e termina com a crueldade dos portugueses e espanhóis que mataram muitos por causa de terras e o abandono da igreja católicapara com os jesuítas e os índios que antas serviam os seus interesses, mas depois foram abandonados. Devido a isso gostaria de indicar este filme para todos os portugueses, espanhóis e os líderes católicos. |

A Missão (Roland Joffé, 1986)
Ir aos comentários

“Os acontecimentos desta história são verdadeiros e ocorreram nas fronteiras da Argentina, Paraguai e Brasil no ano de 1750″ é afrase que abre A Missão. E é num tom realista que o filme aborda um fato relacionado com nossa história. O pano de fundo aqui é a colonização da América do Sul pelos espanhóis e portugueses no século 18, mostrando as missões jesuítas da Igreja Católica ocorridas nesse período. Temos um pedaço da nossa história retratada. E muito bem retratada.
Numa das cenas iniciais, vemos um grupo de índios jogandonum rio um corpo de um padre amarrado numa cruz. Isso já simboliza o tema principal: A civilização dos índios da América do Sul através do cristianismo. Se por um lado, isso foi um meio de um grupo (os missionários jesuítas da Igreja Católica, especificamente falando) tentar defender esse povo da colonização, por outro pode se julgar o mal que isso poderia ter sido na cultura dos índios, quepraticamente foram obrigados a abandonar seus ritos e tradições em troca de uma “civilidade”, que era o que o cristianismo significava na época. Civilidade esta, que era imposta pelos colonizadores tanto espanhóis como portugueses, justamente quem devastava as terras indígenas e escravizavam os índios. A Missão relata através da história da Missão de São Carlos comandada pelo Padre Gabriel (Jeremy...
tracking img