Resenha crítica do filme preciosa

1. Resenha Crítica

Filme: Preciosa, uma história de esperança; Lançamento: 2009; Dirigido por: Lee Daniels; Com: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton, Sherry Shepherd, Mariah Carrey e LennyKravitz; Gênero: Drama; Nacionalidade: Estados Unidos.
O Filme conta o drama vivido por uma adolescente de 16 anos. Negra, pobre e gorda que sofre discriminação, violência doméstica e incesto.Preciosa é a protagonista dessa história, seu sofrimento faz com que crie um mundo de sonhos que é acionado toda vez que ela sofre abusos; possui um comportamento apático, distante e nervoso. Sua mãe é muitoagressiva, violenta, preguiçosa, arrogante e aproveitadora; está sendo desprezada pelo marido o que faz com que desconte toda a raiva na única filha. Desde tres anos de idade, Preciosa sofre abusosexual de seu pai que manteve uma relação incestuosa e gerou duas crianças, uma menina com Síndrome de Daw, criada por sua avó e um menino. Com o nascimento do segundo filho sua vida toma outro rumo. Aforça dos amigos, que aprenderam a amá-la, mostra-lhe outra realidade diferente da que foi criada, incentivando-a aos estudos e estimulando sua independência. Preciosa passa a acreditar num futuromelhor com dignidade e esperança.
O autor abordou temas importantes como a agressão doméstica a violência e abuso sexual ao adolescente, assuntos polêmicos que por falta de denúncia das vítimas oudescaso das pessoas que deveriam ser as responsáveis pela segurança e bem estar desses adolescentes, passam despercebidos. Inteligentemente usou a ligação amorosa que surge entre as pessoas excluídas daSociedade, por exemplo: as colegas da escola alternativa, diferentemente das colegas da escola tradicional, ajudam e dão muito apoio a Preciosa; A professora também se mostra muito sensível e sempreestá disponível para ajudar o grupo, pois se identifica com ele por ter dificuldade na aceitação de sua homossexualidade. Enfim, foi muito feliz com o desenvolvimento dos temas abordados e conseguiu...
tracking img