A Literatura e a Formação do Homem, 1972 do autor Antônio Candido publicado na revista Ciência e Cultura fala sobre a humanização do homem por meio da literatura. Já no texto O Direito à Literatura oautor fala sobre o direito que o homem tem à literatura.
Antônio Candido é escritor, ensaísta e professor universitário. É o mais importante crítico literário brasileiro. Em 1937 iniciou os cursosde direito e de ciências sociais na Universidade de São Paulo (USP). Candido nos referidos textos faz uma abordagem sociológica da literatura.
No texto A Literatura e a formação do Homem o autordescreve a função humanizadora da literatura como função psicológica, formadora e social, sintetiza que a literatura esta sempre presente na vida do homem, contribuindo para a formação de sua personalidadee desempenhando um papel social porque o leitor se sente participante, pois consegue se identificar com o texto. Já no texto O Direito à Literatura, o autor descreve a literatura como um direito detodos, uma necessidade universal, que todos tem o direito a todos os níveis de cultura, pois quanto mais justa for a sociedade, mais igualitária e humanitária ela será.
Candido, em ambos os textosdefende a idéia de que a literatura esta ligada ao real e desempenha um importante papel psicológico e sociológico na vida das pessoas e, que todos, independente de nível social, têm direito a usufruirda literatura porque ela é um bem incompressível e por isso inalienável. Mas isso nem sempre acontece, pois muitos ainda não perceberam que é imprescindível que todos tenham acesso à literatura.Portanto, nos textos o autor nos mostra que uma sociedade justa seria aquela que todos tivessem direito à literatura, pois a literatura humaniza e dá forma aos sentimentos e a visão do mundo, mas aindahá um grande caminho até chegar a uma sociedade assim, pois a sociedade é muito individualista e seria necessária uma grande mudança na maneira de agir de todos. Mas é considerável pensar que se... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Resenha crítica de a literatura e a formação do homem e o direito à literatura de antonio candido. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-De-a-Literatura-e/646381.html

MLA

"Resenha crítica de a literatura e a formação do homem e o direito à literatura de antonio candido" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-De-a-Literatura-e/646381.html>.

MLA 7

"Resenha crítica de a literatura e a formação do homem e o direito à literatura de antonio candido." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-De-a-Literatura-e/646381.html>.

CHICAGO

"Resenha crítica de a literatura e a formação do homem e o direito à literatura de antonio candido." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-De-a-Literatura-e/646381.html.