Resenha Crítica: DAENS, Um Grito de Justiça
O filme Daens, Um Grito de Justiça retrata a realidade da pequena cidade de Aalst, na Bélgica, no final do século XIX, em plena Revolução Industrial. Ademonstração das péssimas condições de trabalho em uma indústria têxtil de Aalst, onde trabalhavam de maneira desumana homens, mulheres e crianças, marca o início do drama.
Os acidentes de trabalhoeram frequentes, pois as crianças não tinham a mesma experiência e facilidade de um adulto ao realizar tarefas com máquinas grandes. A cena que retrata a morte de uma criança causa impacto e revolta jáque naquela época não havia leis que protegessem os trabalhadores.
As pessoas que trabalhavam na indústria eram condenadas a um estado de miséria e eram exploradas, inclusive mulheres e crianças,que trabalhavam pra ajudar na renda da família. A jornada de trabalho era intensa, durava cerca de quinze horas por dia. O trabalhador era dono apenas da sua força de trabalho que era trocada por umsalário miserável. Além disso, os operários estavam sujeito a acidentes, já que as instalações eram precárias. Os donos das empresas visavam somente o lucro e a ampliação do mercado, característicaforte do capitalismo selvagem, sendo assim, exploravam ao máximo a capacidade de trabalho dos operários.
Em decorrência das condições de trabalho, surgiu uma oposição social: de um lado os empresáriosindustriais, a classe dos burgueses que se preocupava somente com o lucro. Eram os donos dos meios de produção das fábricas, das matérias-primas, equipamentos e máquinas. Já do outro lado estavam osoperários, trabalhadores explorados e pouco assalariados das indústrias.
A chegada do padre Daens, um revolucionário que se muda para a cidade de Aalst para assumir a Igreja e vai morar na casa de seuirmão jornalista, despertou o espírito de luta na população. Já que o jornal do partido católico estava a sua disposição, Deans passou a escrever artigos contra a política e o sistema de trabalho da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Resenha crítica: daens, um grito de justiça. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-Daens-Um-Grito-De/113544.html

MLA

"Resenha crítica: daens, um grito de justiça" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-Daens-Um-Grito-De/113544.html>.

MLA 7

"Resenha crítica: daens, um grito de justiça." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-Daens-Um-Grito-De/113544.html>.

CHICAGO

"Resenha crítica: daens, um grito de justiça." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Cr%C3%ADtica-Daens-Um-Grito-De/113544.html.