Resenha crítica avaço das telecomunicações

Páginas: 7 (1583 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
1. INTRODUÇÃO

O que vemos e vivenciamos, hoje, é o avanço das telecomunicações, que nos últimos anos apresentam um salto evolutivo muito além de qualquer previsão. A microeletrônica criou o Chip com dezenas de milhões de transistores e a digitalização deu às telecomunicações a mesma linguagem dos computadores. Nasceram as redes de computadores e a comunicação em massa. O desenvolvimento datecnologia permitiu a digitalização de todas as formas de comunicação como voz, dados, imagem, transformados em bits, que significa a menor unidade de informação, levando à interação de sons, dados e imagem tratados em conjunto pelo computador, originando a multimídia e a realidade virtual.
Em uma primeira análise temos, neste artigo, o entendimento macro de como ocorreu o passo a passo de todaesta evolução, abordando aspectos de desenvolvimento, transição e sofisticação voltados para uma fusão de duas grandes áreas tecnológicas, quais sejam, as redes de computadores e os sistemas de telecomunicação a fim de evoluir uma das principais necessidades de ser humano social: a comunicação.

Autores como LOGAN (1999) definiram a Comunicação Mediada por Computador como uma nova eimportantíssima linguagem. Para LOGAN, todo o desenvolvimento da humanidade deu-se sobre as tentativas de organização da complexidade e do caos da realidade que circundava os primeiros seres humanos. Assim, como tentativas de organizar todo o seu raciocínio e a sua compreensão do mundo, surgiram a fala, a escrita, a matemática, a ciência, a informática e por fim, a sexta linguagem, a Internet. Cada linguagemsurgia quando a anterior não era mais suficiente para explicar os fenômenos.
Além disso, a Internet apresenta uma convergência de mídias. No computador já é possível assistir televisão, ouvir rádio ou ler jornal... Enfim, todas as mídias tradicionais com o plus da interatividade. Logo, enquanto usuários da Rede, cada indivíduo é um emissor massivo em potencial. Pode difundir mensagens e idéiasatravés de e-mail, chats ou mesmo em listas de discussão e websites. Pode difundir sua música através da gravação da mesma em um formato que seja manipulável através da Internet. Pode gravar um vídeo em uma câmera digital e divulgá-lo. Enfim, as possibilidades são inúmeras. Cada indivíduo é um emissor e um receptor simultaneamente na Rede.

2. DESCRIÇÃO DO ASSUNTO

Abordando sobre o históricoda evolução tecnológica dos computadores, estes interligados em rede e dos sistemas de telecomunicação; assim como, a convergência entre todos, o autor nos apresenta informações de como aconteceram as etapas da evolução e interação destas tecnologias a favor da comunicação.

As redes de computadores e os sistemas de telecomunicações tiveram trajetórias distintas até algum tempo atrás, massuas áreas de atuação têm se confundido cada vez mais no que se refere ao transporte de informações. Mais antiga, a indústria de telecomunicações surgiu no final do século XIX com a instalação das primeiras redes de telefonia e telégrafo. A evolução dessas redes foi basicamente geográfica até o início da década de 1960, quando ocorreu a introdução das tecnologias digitais nas centrais telefônicas enos serviços de comunicação de longa distância.

A indústria de computadores floresceu na segunda metade do século XX, na década de 1950, com uma produção inicial restrita às máquinas de grande porte (os famosos mainframes).

Os avanços da eletrônica e das tecnologias dos circuitos integrados nas décadas de 1970 e 1980 trouxeram um significativo avanço na relação custo/benefício para aprodução de computadores. Menores, mais baratos e com significativo aumento de desempenho, os computadores tornaram-se acessíveis a um número maior de pessoas. Nesse momento, a necessidade de troca de informações entre os usuários de computadores aumentou rapidamente, mas agora assumindo outra característica. A troca de informações entre outras unidades independentes.

Surgem, então, as redes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha telecomunicações
  • Resenha sobre telecomunicações
  • Resenha Crítica Corrente Crítica
  • Resenha Crítica
  • Resenha critica
  • RESENHA CRÍTICA
  • resenha critica
  • Resenha Critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!