Resenha crítica, analítica, propositiva. chauí, marilena. para que filosofia? in: chauí, marilena. convite à filosofia. editora ática, são paulo, 2005. p. 9-24.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Resenha crítica, analítica, propositiva.
Na introdução do capitulo a autora faz uma indagação: Para que serve a filosofia?Pra obter as resposta ela relata algumas cenas do filme “Matrix” em que ela faz relações com a filosofia. Mais à frente do capitulo ela faz a relação de Neo com Sócrates, uma ligação que eles têm,pois no filme o oráculo diz a Neo que só conhecendo a si mesmo para ter as respostas que ele procura e essa cena descreve uma que aconteceu a cerca de 20 séculos que foi justamente quando Sócrates foivisitar um oráculo e a mesma perguntou o que ele sabia e ele simplesmente respondeu “Só sei que nada sei.” Hoje ele é o patrono da filosofia.
Ela também conta o “Mito da Caverna”, que relata a históriade umas pessoas que ficam de frente para uma parede dentro de uma caverna que só tem um pequeno feixe de luz. Elas escutam umas pessoas falando fora da caverna, mas só um deles tem a coragem de olharpara luz e sair da caverna. Essa pessoa que teve a coragem de fazer isso tudo é o Filósofo.
A partir deste texto a mesma faz crescer algumas duvidas e com isso respostas às perguntas sobre crenças esua diferença entre fé e mito, oferece dúvidas ao próprio dia-a-dia, ao perguntar se realmente sabemos sobre aquilo que vemos e que cada um tem uma resposta a propor a seu tempo. Essas questõescotidianas nos deixam intrigados, como podemos saber se estamos em uma realidade certa ou não? Somos livres ou não? Somos loucos e os loucos normais? Nunca saberemos. Será que existem duas realidades?Mostra o quanto procuramos algo que realmente nos defina e para isso vem à crítica de si próprio, o próprio pré-conceito! E isso passa mais um pouquinho de si e vai para o julgamento de cada um que passa,que convive... São muitos.
Com isso, a autora nos levar a crer que a filosofia é a porta para conseguir as respostas, e com as mesmas, novas perguntas que podem mudar o rumo do objetivo que se...
tracking img