Resenha comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução- Breve caracterização de comportamento organizacional
Como definição de comportamento organizacional (a frente designado por CO), refere-se ao campo multidisciplinar que estuda o comportamento de indivíduos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações (STAW, 1984).
O comportamento macro-organizacional tem como preocupações maiores os aspectosestruturais da organização e a sua relação sócio - econômica, por outro lado o micro – comportamento organizacional tem por base a psicologia e estudo sobre comportamentos individuais sobre as organizações. Esta divisão de campos de interesses e análise é a mais acentuada pelas diferenças relativamente á orientação fundamental ou aplicada. A escola (não comportamental) distingue- se da(comportamental), por que, enquanto a primeira trata da produtividade a segunda aborda temas como: a motivação e a satisfação.
Assim parece correto dizer que se trata de uma falsa questão:
* A produtividade e os lucros podem ser facilmente melhorados com o empenho das pessoas.
* A motivação e a satisfação surgem com as variáveis tão apelativas do ponto de vista dos psicólogos, por que presume aimportância de seu impacto e não apenas do bem estar, mas na produtividade individual.
Vejamos um exemplo que se passa com duas variáveis centrais em CO:
* O estudo da motivação fixa- se com a equação (desempenho = capacidade X motivação), (Michell, 1982), onde conclui que motivar as pessoas da origem a resultados valorizados, onde responde a um desejo de indivíduos e necessidade de organização.* A satisfação é uma das variáveis mais estudadas no campo do CO devido á sua relação não confirmada com a produtividade (Lima e Tal, 1988).
Assim a ciência aplicada, utiliza conhecimentos de outras áreas relacionadas com o comportamento individual ou grupal, sendo os principais contributos proporcionados por:
* Psicologia individual - utiliza conhecimentos sobre personalidade, aprendizagem,percepção e motivação usam - o para explicar a eficácia da liderança ou tomada individual de decisões e também para apoiar a seleção e formações de indivíduos.
* Psicologia social - estuda a influência e interação entre os indivíduos.
* Sociologia - estuda os sistemas sociais em que os indivíduos estão intrigados.
* Antropologia - estudam as sociedades para entender a integração entreos indivíduos.
* Ciência política - explica os mecanismos de obtenção e manutenção de poder ou aparecimento de conflitos.
Níveis de analise e intervenção em comportamento organizacional, segundo Miguel Cunha:
É corrente em CO estabelecermos os assuntos por níveis de analise, duas razões poderão ser definidas:
* Uma estrutura facilita extremamente a visualização da organização como umarealidade constituída por uma série de camadas sobre postas.
* Uma divisão torna mais nítida as diferenças e as especificidades de cada nível de analise, delimitando as áreas de competências profissionais e investigadores de proveniências diversas.
Assim, consegue- se ter uma visão geral das matérias, apesar de não se obter com facilidade uma realidade multidimensional. Por este aspecto éimportante à forma de como se olha a organização, pois, um fenômeno de nível individual pode tornar um súbito de nível organizacional. A satisfação, a implicação e o desenvolvimento profissional, são variáveis individuais moldadas pelos traços de personalidade, ou será consequência final da política de gestão pessoal na organização ¿.
2.1 – Níveis Individuais
2.1.1 – Motivação
A motivaçãono trabalho é um dos assuntos incontornáveis em CO, e, portanto á dualidade entre motivação e produtividade, o interesse dos investigadores e gestores pelo tema, ou seja, com o fato de trabalhadores mais motivados serem os potencialmente mais produtivos. A principal questão é: de que forma se motivam os trabalhadores ¿ foram muitas as respostas tentadas nos últimos anos, sendo que há duas que...
tracking img