Resenha Como Realizar uma analise de Conjutura

1294 palavras 6 páginas
Trechos do Livro – “Como se faz Análise de Conjuntura”
Herbert de Souza (Betinho)
A análise de conjuntura é uma mistura de conhecimento e descoberta, é uma leitura especial da realidade e que se faz sempre em função de alguma necessidade ou interesse. Nesse sentido, não há análise de conjuntura neutra, desinteressada: ela pode ser objetiva, mas estará sempre relacionada a uma visão do sentido e do rumo dos acontecimentos.
A análise da conjuntura é não somente parte da arte da política como é em si mesma um ato político. Faz análise política quem faz política mesmo sem saber.
Mas a análise de conjuntura é uma tarefa complexa, difícil e que exige não somente um conhecimento detalhado de todos os elementos julgados importantes e disponíveis de uma situação determinada, como exige também um tipo de capacidade de perceber, compreender, descobrir sentidos, relações, tendências a partir dos dados e das informações.
Para fazer análise de conjuntura são necessárias algumas ferramentas próprias para isso. São as categorias com que se trabalha:
Acontecimentos
Cenários
Atores
Relação de forças
Articulação entre estrutura e conjuntura
Essas categorias, por exemplo, foram utilizadas por Marx em seu estudo da revolução francesa, o “18
Brumário”, que constitui um dos mais brilhantes estudos de uma situação política (uma conjuntura) realizados. Acontecimentos
Devemos distinguir os fatos dos acontecimentos. Ocorrem milhares de fatos todos os dias, acontecimentos são aqueles que adquirem um sentido especial para um país, uma classe social, um grupo econômico ou uma pessoa.
Na análise de conjuntura, o importante é analisar os acontecimentos, sabendo distinguir os acontecimentos segundo sua importância. Essa importância e peso são sempre relativos e dependem da ótica de quem analisa a conjuntura, porque a conjuntura pode ser boa para alguém e péssima para outros: um ladrão que chega num lugar policiado vai verificar que a conjuntura está ruim para ele

Relacionados

  • como se faz analise de conjuntura
    1244 palavras | 5 páginas
  • Dissertaçao
    39395 palavras | 158 páginas
  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas