Resenha como fazer apresentacoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo da obra
HINDLE, Tim. Como fazer apresentações . São Paulo: Publifolha, 1999. 72 p.
(Sucesso Profissional. Seu guia de estratégia pessoal).


O livro “Como fazer apresentações” foi publicado originalmente pela editora Dorling Kindersley na Grã-Bretanha em 1998 e posteriormente foi publicado no Brasil pela Publifolha em São Paulo no ano de 1999, pela série “SucessoProfissional”.
No livro o autor relata os passos necessários para se conceber uma boa apresentação, compreendendo desde a definição do objetivo até as perguntas finais, dividindo o conteúdo do livro em quatro partes: A fase de Preparação, Fique em Forma, Durante a Apresentação e A Platéia sob Controle.
Este livro aponta como pesquisar o material necessário para palestra, maneiras de sereduzir a tensão, como escolher os recursos audiovisuais mais adequados, como falar com segurança e dicas para se escrever um roteiro.
O autor dispõe de uma linguagem simples, de forma clara e objetiva para transmitir situações reais que podem ser enfrentadas no cotidiano, além, de argumentar ao longo dos quatro capítulos e 72 páginas, 101 lembretes de sucesso para uma apresentação e no finalapresenta um teste exclusivo para avaliar seu desempenho após cada evento.
O livro é recomendado para todos os profissionais que buscam aperfeiçoar suas técnicas de apresentação de uma maneira prática e eficaz.


O autor começa o livro com uma frase de preparação: “Uma boa apresentação de sucesso tem como base preparação e prática”, dando assim seqüência ao 1º capítulo onde ele tratada fase de preparação de uma apresentação.
Antes de começar a se preparar para apresentação, é importante traçar um objetivo, pensar no que falar para seu publico, verificar todos os equipamentos e se concentrar em seus objetivos para se garantir em ser útil e eficaz.
A apresentação deve ser simples e ir direto ao que interessa, procurando deixar o público impressionado com aprofundidade e o alcance de seu raciocínio. A energia e o entusiasmo pelo assunto serão lembrados pela platéia, mesmo quando outros detalhes tiverem sido esquecidos.
Durante apresentação use técnicas com a quais esteja acostumado, isso ajuda a controlar os nervos, quando estiver diante do público, mantenha-se educado e gentil, caso a platéia tenha reconhecido o conteúdo, faça concessões eredirecione perguntas difíceis de volta ao público, evite usar qualquer tipo de tecnologia com a qual você não esteja inteiramente familiarizado.
Dando seqüência, o autor passa algumas diretrizes de como se conhecer o público alvo, e demonstra o quanto isso é importante para que os assuntos que forem apresentados sejam compreendidos melhor pela platéia.
Descubra ao máximo sobre o públicoantes da apresentação, reserve um tempo para ler os jornais locais ou setoriais, assim você saberá que preocupações sua platéia pode ter, use isso sempre em seu favor. A final um belo discurso que apela diretamente aos participantes e demonstra que você se preparou será sempre recebido.
Tente levar em consideração os valores culturais e as opiniões de seu público. O público tem opiniõesformadas sobre o assunto que será tratado, mesmo que ofenda muito facilmente.
Garanta que todos possam ouvi-lo com clareza, inclusive os do fundo do auditório, estabeleça associações, resuma e enfatize os pontos principais.
É fundamental que o material seja claro, objetivo e fácil de assimilar, esse é o único jeito de manter o público até o final.
No terceiro subtítulo do 1ºcapítulo o autor demonstra como nos organizarmos de uma maneira melhor para garantirmos o sucesso da apresentação.
Seja cuidadoso, calcule seu horário de saída para evitar atrasos, caso seja uma viagem de avião ou de ônibus deixe no cronograma tempo para descansar e se recuperar de uma viagem longa. A hora que chegar avalie o evento para ver se esta tudo planejado, três horas do dia da...
tracking img