Resenha coerencia e coesao textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE UNIESP
CURDO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Coesão e Coerência Textuais
Resenha Acadêmica do livro Coesão e Coerência Textuais para a disciplina Linguagem e Interpretação Textual, proferida pelo Prof.Hilário Rocha, para obtenção da N1, feita pela aluna Stéfani Coradi Paschoin, RA 0050050698.

2012

Sumário
1. Introdução 3
2. Coesão e coerência – devem-se distinguir? 4
3. Comoanalisar a coesão. 5
3.1. Revendo alguns autores. 5
3.2. Coesão referencial, recorrencial e sequencial. 6
3.2.1. Coesão referencial. 6
3.2.2. Coesão recorrencial. 7
3.2.3. Coesão sequencial. 7
4. Estruturas cognitivas. 8
5. Conclusão 9
6. Referências 10

1. Introdução

Leonor Lopes Fávero, nascida em 1933, na cidade de São Paulo, é uma renomada professora de linguísticatextual. Fávero, apesar de aposentada, hoje é professora para mestres e doutores de sua área na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP). Já passou por outras universidades no decorrer de sua carreira, fazendo, inclusive, pós-doutorado na Universidade de Paris VII no ano de 1995.
Contendo 105 páginas, sua obra “Coesão e coerência textuais”, da série princípios, editada pela editoraártica no ano de 2009, mostra à meros leitores a importância desta tão estudada área, a linguística.
O Livro parte mostrando em seu primeiro capítulo as diferenças entre coesão e coerência. Segue no segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto, analisando individualmente a coesão, revendo alguns autores importantes para a melhor definição do termo e mostrando suas diferentes formas de existência, como,por exemplo, a coesão referencial ou recorrencial.
Depois de fazer da mesma forma com a coerência, a autora traz partes de textos importantes, como “Infância” – de Carlos Drumond de Andrade e “Negociações” – de Luís Fernando Veríssimo, para melhor visualização da teoria tratada e conclui a obra com aplicação dessas formas em um texto conversacional.
Acredito que o livro, apesar de trazer umalinguagem um pouco complicada, possa somar em meu aprendizado, me mostrando como identificar um bom texto para uma eventual leitura, o que é diferente de um simples aglomerado de palavras. Espero ficar cada vez mais interessada a cada capítulo, para esta resenha acadêmica.







2. Coesão e coerência – devem-se distinguir?

Existem alguns personagens citados na obra quemostram a importância da coesão e da coerência textuais, como por exemplo, Halliday e Hansan, que afirmam ser necessária a colocação de uma conjunção para dar coesão á um simples amontoado de palavras; e Weinrich que mostra a importância dos artigos e dos tempos verbais, os quais apesar de não se referirem diretamente ao tema podem ser incluídos em coesão por darem maior compreensão do texto ao leitor.Ainda existe a consideração de Beugrande e Dressier, que analisam coesão como uma sequencia de fatos isolados, mas ligados entre si. Neste caso o leitor consegue compreender que o texto fala sobre um mesmo assunto, porém as frases podem ser aplicadas separadamente por não existir uma sequencia lógica entre elas. Analisemos a seguir:
“Nicolas estuda em uma boa escola.
A escola localiza-seem São Bernardo do Campo.
Sustentabilidade é tema tratado esse ano na instituição educacional.”
Percebe-se que mesmo havendo coesão entre os enunciados e deixando claro que o item principal é escola de Nicolas, as três frases não são necessariamente sequenciais e podem ser aplicadas individualmente com perfeito entendimento do leitor.
Já a coerência, trata-se de uma junção dos enunciados,por isso é encontrada em macroestruturas textuais, ou seja, grandes textos.
Nesse caso podemos trazer um personagem mais de uma vez para o texto usando outro termo e o leitor vai compreender, como por exemplo, o trecho que Fávero traz sobre Machado de Assis usando além do próprio nome do escritos, “nosso maior escritor”, “mestre” e “ bruxo de Cosme Velho”. Vejamos:
“Comemora-se este ano o...
tracking img