Resenha clara dos anjos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal Minas Gerais
Campus Ouro Preto


















RESENHA
CLARA DOS ANJOS
LIMA BARRETO









Fernando Elias Pereirada Silva
Turma D1IAUT1













Ouro Preto
29 de outubro de 2012
Clara dos Anjos

É um póstumo publicado em 1948, 27 anos após a morte de Lima Barreto que nasceu em1881 no Rio de Janeiro, é um mulato que sofreu na pele o preconceito racial e não entrou na ABL (Academia Brasileira de Letras), liderada por Machado de Assis, por narrar em suas obras o preconceitoque sofrem, (mas existem nomes lá como ex-presidente José Sarney, o cirurgião plástico Ivo Pitanguy e o escritor Paulo Coelho – nomes contestados por escritores e pelo público em geral) a base do livroé uma crítica social, mostra como a sociedade de sua época, via os negros, mulatos e pobres: como inferiores e em relação á mulheres, as negras para fazer sexo, as mulatas para fornicar e brancas paracasar. Enxergar os defeitos da sociedade acredito que é o primeiro passo para tentar mudá-la.
Seu livro e relata o subúrbio onde “há casas, casinhas, casebres, barracões, choças, por toda aparte onde se poça fincar quatro estacas de pau uni-las por paredes duvidosas. Todo material para essas construções serve: são latas de fósforos distendidas, telhas velhas, folhas de zinco, e para asnervuras das paredes de taipa, o bambu que não é barato”.

Clara dos Anjos é uma mulata jovem, pobre, humilde, ingênua, que vive no subúrbio carioca com seus pais, Joaquim e Engrácia, seupai era carteiro, tocava flauta, gostava de violão, compunha valsas, tangos e acompanhamentos de modinhas. Não gostava de sair de casa e sua diversão era passar as tardes de domingo jogando solo comseus dois amigos inseparáveis: o compadre Marramaque, seu padrinho que é semiparalítico e o português Eduardo Lafões, trabalhava muito e passava pouco tempo em casa junto da filha e da esposa sua...
tracking img