RESENHA CIRCE BITENCOURT

1610 palavras 7 páginas
Fichamento: Circe Maria F. Bittencourt " O uso didático dos documentos".

Resumo:
O uso de documentos em sala de aula é bastante valioso. O documento permite aproximar o aluno de vários conteúdos, seja ilustrando um contexto e colorindo-o com os afetos envolvidos na sua produção, seja humanizando os eventos distantes, seja convidando o aluno a procurar os vestígios escondidos nele para enxergar como era determinada época. Entretanto, como utilizá-lo? O aluno deve ser transformado pelo professor em um mini-historiador? Estas e outras questões serão debatidas pela grande historiadora Circe Bittencourt.
Boa Leitura.

(P. 327) Cap. 02: Uso didático dos documentos.
Alguns historiadores acreditam que o uso de documentos nas aulas de História é importante por favorecer a introdução do aluno no pensamento histórico e nos métodos de trabalho do historiador. Essa pretensão acarreta uma série de dificuldades ao ensino e contraria os objetivos da disciplina, cujo objetivo é desenvolver a autonomia intelectual.
(P. 328) Daí a necessidade de se deter em alguns aspectos do uso de documentos ou de fontes históricas nas aulas de História. Começando pela identificação das especialidades desse uso.
1. Análises de documentos.
1.1. Historiadores e professores: diferentes usos das fontes históricas.
É um erro tentar transformar o aluno em um “pequeno historiador” uma vez que os documentos para os historiadores tem outra finalidade. Para eles, os documentos são a fonte principal de seu ofício, a matéria-prima por intermédio do qual escrevem história.
(P. 329) Para Henri Moniot, o historiador, ao selecionar suas fontes de pesquisa, já possui um conhecimento histórico sobre o período e tem domínio de conceitos e categorias fundamentais para uma análise histórica. Ao usar um documento transformado em fonte de pesquisa, o historiador parte, portanto, de referenciais e de objetivos muito diferentes aos de uma sala de aula. As fontes históricas em sala de aula serão

Relacionados

  • estagio
    5995 palavras | 24 páginas
  • libras
    22352 palavras | 90 páginas