Resenha Científica do Artigo: CIÊNCIA E TECNOLOGIA: TRANSFORMANDO A RELAÇÃO DO SER HUMANO COM O MUNDO, de Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira e Walter Antonio Bazzo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: TRANSFORMANDO A RELAÇÃO DO SER HUMANO COM O MUNDO, de Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira e Walter Antonio Bazzo

Rafael Alexandre Lisboa

O artigo “ CIÊNCIA E TECNOLOGIA:Transformando a relação do ser humano com o mundo”, foi realizado por Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira , Professora da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) edoutoranda pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), juntamente com Walter Antônio Bazzo , graduado em Engenharia Mecânica , mestre em Engenharia Mecânica e doutor em Educação (1998) todos pela Universidade Federal de Santa Catarina,e Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós- Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC. Foi publicado no IXSimpósio Internacional “Processo Civilizador , Tecnologia e Civilização” , realizado em 2005, na cidade de Ponta grossa, no Paraná. Segundo os autores, o objetivo do artigo é a reflexão da relação entre a ciência e a tecnologia, como as mesmas se instalaram no mundo ao longo do tempo, utilizando- se para isso de pesquisa bibliográfica.

Após este trabalho, Rosana concluiu seu doutorado emEducação Científica e Tecnológica (2007) pela UFSC. Atualmente é professora nos cursos de Engenharia de Produção/Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Produção e na pós-graduação atuou como professora do curso de especialização em Educação Científica e Tecnológica. Além disso, é professora permanente no mestrado profissional e no doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia daUniversidade Tecnológica Federal do Paraná. Editora da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação tecnológica, tecnologia, CTS, formação continuada, empreendedorismo. Exerceu cargo de coordenadora do Programa de Empreendedorismo e Inovação da Incubadora de Empresas deBase Tecnológica e do Hotel Tecnológico (PROEM) e também como Assessora da DIREC do campus de Ponta Grossa da UTFPR de 2008 à 2013.  Já Walter, além dos títulos já citados, é membro do Conselho Editorial de várias revistas sobre Educação no Brasil e exterior. Possui mais de 150 artigos e sete livros publicados e colaborou com cinco capítulos em livros de outros autores. Participou de mais de 200congressos, seminários, aulas magnas e outros eventos nacionais e internacionais como palestrante. Também foi um dos fundadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET), e é o seu atual coordenador (em 2013).

O trabalho do doutor e da então doutoranda objetivou uma reflexão, baseada numa extensa bibliografia, da evolução da ciência e da tecnologia entre as várias eras daevolução, iniciando-se “[...] desde os primórdios da civilização [...] “ até os dias atuais.

Iniciando-se por um breve resumo e por uma introdução, que contextualiza o artigo , como em “[...] A ciência ao longo dos anos vem ganhando importância [...]”, o texto segue com explanações separadas dos dois temas ( nas partes “A Visão Tradicional da Ciência” e “Tecnologia: Sua Origem e Disseminação” ),ricamente incrementadas com citações da bibliografia. Ao final do resumo, o termo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) é destacado.

O resumo e a introdução inseridos pelos autores são felizes ao contextualizar o conteúdo de maneira didática, contudo, como será desenvolvido mais tarde, esse viés didático fica restrito a estas duas áreas do artigo.

Na primeira grande parte do texto, “A VisãoTradicional da Ciência”, composta por 17 parágrafos, propõe a definir o que é ciência, buscando inicialmente a definição proposta pela UNESCO , “[...] a ciência é o conjunto de conhecimentos organizado sobre os mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, obtidos através do estudo objetivo dos fenômenos empíricos [...]”. A partir daí, seguem- se diversas referências aos artigos citados na...
tracking img