Resenha cidadania no brasil

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAUDE
Estado e Politicas de Saúde Gestão de Serviços e Atualidade
Discentes: Ticiane Ribeiro Garcia




CIDADANIA NOBRASIL

Santo Antônio de Jesus – BA
2012

DISCENTES: Ticiane Ribeiro Garcia

CIDADANIA NO BRASIL:
Mapa de Viagem e A Cidadania na Encruzilhada

Trabalho realizado para disciplina Estado ePoliticas de Saúde Gestão de Serviços e Atualidade, ofertada ao curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Avaliadora: Prof.ª Dr.ª Patty Fidelis deAlmeida.

Santo Antônio de Jesus – BA
2012
CIDADANIA NO BRASIL: MAPA DE VIAGEM E A CIDADANIA NA ENCRUZILHADA

CARVALHO, J. M. de. Cidadania no Brasil, o longo caminho. Rio de Janeiro: CivilizaçãoBrasileira, 2004.
O livro ”Cidadania no Brasil – o longo caminho” de José Murilo de Carvalho, diz respeito ao avanço da cidadania no Brasil, enquanto fenômeno histórico. José Murilo de Carvalho éformado em sociologia e política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É mestre e doutor pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e pós-doutor em história da América Latina pelaUniversidade de Londres, na Inglaterra.
Na introdução intitulada mapa da viagem, Carvalho precisa o que entende por cidadania no desdobramento do conceito em três níveis com relação à plenitudedeste. A cidadania diz respeito à posse de Direitos Civis, Direitos Políticos e Direitos Sociais. A inspiração teórica vem do autor Marshall que estuda o fenômeno de formação da cidadania na Inglaterra,o autor defende a tese de que no caso inglês primeiro se desenvolveu os direitos civis, depois os direitos políticos e, por fim os direitos sociais conquistados.
O autor ainda entende por direitoscivis como os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de...