Resenha castelo de ambar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marcos Caetano Morelli 20091429 – 8º Período Jornalismo
Resenha do Capítulo: Um Conto, Apenas do livro: Castelo de Âmbar – Mino Carta

O capítulo “Um Conto, Apenas” do livro Castelo de Âmbar deMino Carta refere-se aos relatos sobre os dois anos mais críticos da história da revista Veja e de sua saída da Editora Abril que são os anos de 1974 e 1975.
Na época Mino era Diretor de Redação doJornal da Tarde, da organização O Estado de S. Paulo, tinha muita influencia no veículo e era respeitado pela família Mesquita, então dona da organização. Mino recebeu uma proposta de trabalho do grupoAbril, da família Civita, onde já havia trabalhado há algum tempo e na qual desvalia solenemente.

“a Abril definiria características e objetivos da publicação e Mino a dirigiria se não machucassemsua alma e negassem princípios e crenças que ele cultivava. No dia-a-dia, os Civita não teriam interferências e só poderiam discutir cada edição depois de publicada”. p.157

Apreensivo e ciente queos Mesquita não o aceitariam mais, ele aceitou a proposta dos Civita para dirigir a revista Veja.
Mino usa o livro como oportunidade para fazer revelações de fatos importantes para ele, como suaadequação e estreitamento com a política depois de sua migração para a editora Abril e seu choque de ideias para com os Civitas, principalmente no período da Ditadura, eles não ultrapassavam a genéricaadesão aos valores pregados pela retórica ocidental, sendo claro para eles que o Brasil estava fadado à condição de vassalo do império dos EUA, mas Mino sempre se manteve fiel.
Essa relaçãodesconfortável com os Civitas levou Mino a pedir demissão da Editora Abril em um período conturbado da revista Veja, que já era de situação complicada desde seu lançamento por fatores como o emplacamento do novoestilo de publicação e a situação política da época.
A mudança e sua história na Veja não fazem Mino Carta compungir-se foi um período duro de aprendizados e modelação de seu estilo de jornalismo,...
tracking img