resenha casa de caseia e camara de Mariana

807 palavras 4 páginas
Arquitetura e urbanismo - univali
Casa de Câmara e Cadeia Pública de Mariana
Arquitetura Brasileira
Acadêmica : Larissa Schlemmer29/09/2014
O trabalho à seguir trata-se de uma resenha sobre uma das obras que serão visitadas na viagem técnica à Minas Gerais, abordando sobre a arquitetura colonial do Brasil e suas características mostradas em sala.

Introdução
A antiga Casa de Câmara e Cadeia, também conhecida como Casa à Praça João Pinheiro e Paço Municipal é um dos mais belos exemplares da arquitetura colonial mineira. E por isso, ponto certo para qualquer turista que vá conhecer as belezas arquitetônicas de Minas Gerais.
A Edificação se encontra na travessa São Francisco, em Mariana - MG, terreno o qual abrigou anteriormente os quartéis dos Dragões Reais de Minas.
Histórico
O projeto de construção Casa de Câmara e Cadeia de Mariana foi feito no ano de 1762 por José Pereira dos Santos e em 1782 iniciou-se a construção desse imponente prédio sob a administração do empreiteiro português José Pereira Arouca. Na data de 21 de julho de 1795, trinta anos pós início de construção a edificação se deu por concluída, após a morte de José Pereira Arouca, pelo seu testamenteiro Francisco Fernandes Arouca.

(Imagem de Guto Magalhães – 2008)
Arquitetura
Apesar dos trinta anos entre a organização do projeto e sua execução, as características arquitetônicas do edifício são bem antigas, sem grandes alterações do edifício original.
Tombado pelo Iphan, a edificação permanece com suas características coloniais, sendo apenas restaurada quando necessária.O que preserva a importância e identidade da obra.
Como o partido adotado por José Pereira dos Santos tem a aparência de muitas quintas nobres de Portugal as composições arquitetônicas, maciças, expressam o programa condizente com uma rica Casa de Câmara e Cadeia.

Relacionados