Resenha cartas a um jovem terapeuta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Logo nas primeiras páginas de “Cartas a um Jovem Terapeuta” podemos notar que se trata de uma literatura psicanalítica singular: com uma linguagem clara e simples – nem por isso vulgar como acontecea alguns autores que se arriscam a escrever textos para um público “leigo” – Contardo Calligaris faz um verdadeiro passeio por temas delicados referentes à situação analítica.
O livro é escritoatravés de respostas às cartas de um jovem casal de profissionais, fórmula esta que, segundo jornalistas e críticos, prende facilmente a atenção do leitor.
Calligaris usa o seu conhecimento empsicanálise mesclado com a sua experiência como psicanalista, tornando assim os conceitos abordados mais facilmente vislumbráveis aos profissionais iniciantes e aos curiosos.
Segundo o autor existem algunstraços de personalidade pré-existentes no sujeito que “definem” o psicoterapeuta, e desenvolve-los durante a formação é praticamente impossível. Ou seja, não basta somente uma boa formação acadêmica, énecessário ter uma sensibilidade, uma curiosidade, um carinho pelo outro – características que não se aprendem através de teorias, nos bancos da universidade. Diz, ainda, que o sofrimento psíquico e a“anormalidade” são necessários ao psicoterapeuta para que este tenha contato com o papel do analisado, não somente com o do analisando.
Com relação a isto, Calligaris versa sobre a necessidadeindiscutível de o profissional em formação se submeter à análise, apontamento de grande valia devido ao crescente número de acadêmicos que não consegue entender a dimensão dessa prática. Afirma que umaanálise é capaz de fornecer ao sujeito um conhecimento de si mesmo, suas fantasias, desejos, etc., conhecimento imprescindível para o bom funcionamento de sua relação com o paciente, pois o torna capazde delimitar os seus sentimentos, as suas características e as do paciente. Somente através desse processo de auto-conhecimento poderá entender a complexidade do ser humano e se tornar sensível a...
tracking img