Resenha carta de atenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura e Urbanismo – Noturno
THAU - Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (Urbanismo I)
Trabalho 2 (Np1)


Resenha Critica
A Carta de Atenas - Le Corbusier

A Carta de Atenas é o manifesto urbanístico resultante do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), realizado em Atenas em 1933.
A Carta, que trata da chamada Cidade Funcional, prega a separaçãodas áreas residenciais, de lazer e de trabalho, propondo, no lugar do caráter e da densidade das cidades tradicionais, uma cidade-jardim, na qual os edifícios se localizam em áreas verdes pouco densas. Tais preceitos influenciaram o desenvolvimento das cidades europeias após a Segunda Guerra Mundial e a criação do Plano Piloto de Brasília por Lúcio Costa.
O sistema mostra alguns problemas porcausar dependência de veículos, pouca caminhalidade e maior expansão urbana. Hoje em dia o urbanismo mais em pauta é o Novo Urbanismo, que prega maior densidade urbana e caminhalidade.
O conceito da Cidade Funcional foi a abordagem teórica mais significante dos CIAM. Com a exposição “Die wohnung für das Existenzminimum”, o grupo demonstra a importância de uma orientação solar favorável em todasas habitações. Desta maneira, concluiu-se que as cidades de matriz axial não seriam a melhor resposta para as cidades, mas sim deveriam desenvolver-se métodos que se pudessem estender por toda a cidade, de maneira a que todas as habitações tivessem condições favoráveis de habitabilidade.
Este conceito levou o grupo a estudar o urbanismo, defendendo que o mesmo se deveria centrar em trêsfunções fundamentais: 1. Habitar 2. Trabalhar e 3. Laser. Estas três funções são desfavorecidas com as aglomerações atuais e, para contrariar este aspecto negativo, as relações locais devem ser calculadas de forma a proporcionar uma relação justa entre proprietários e comunidades. Para se responder a uma busca incessante por soluções, os congressos passaram a ser feitos anualmente, sendo que o resultadodo congresso de 1933 foi publicado no jornal da Câmara Técnica da Grécia, com o nome “Constatations” – Observações. 
Esta publicação foi a introdução do que Le Corbusier começou a designar de “A Carta de Atenas”, publicada finalmente em 1943.
Assim, para responder aos parâmetros, a habitação deveria situar-se seguindo princípios de orientação da luz solar e, com a garantia de afastamentomínimo entre edifícios era possível proporcionar em todas as habitações luz solar em alguma hora do dia.
Em relação à habitação, notou-se que o centro histórico das cidades tinha uma elevada densidade populacional, impossibilitando o conforto e a saúde das pessoas devido à escassez de espaços livres. Os CIAM também defendiam as elevadas densidades na cidade, mas oferecendo qualidade de vida e, paratal, propunham que a habitação deveria ocupar o melhor local da cidade de modo a que a população tenha qualidade de vida.
Na carta de Atenas é ainda defendido que as novas tecnologias aplicadas à arquitetura, nomeadamente o desenvolvimento do betão armado, deveriam ser utilizadas para a construção de edifícios de habitação coletiva em altura distanciada uns dos outros libertando assim, o solopara a construção de espaços verdes. O tema Lazer que sempre demonstrou não ocupar um espaço muito significante na cidade, assim, sugere-se que o centro da cidade seja libertado e ocupado com espaços verdes e equipamentos que possam servir para toda a população, nomeadamente escolas.
As superfícies verdes deviam estar conjugadas com jardins de infância, escolas, centros juvenis ou todas asconstruções de uso comunitário ligadas à habitação.
Os locais de trabalho, encontram-se na zona central das cidades com acesso rápido através das principais vias rodoviárias e, consequentemente de fácil acesso. 
As indústrias estão longe das zonas centrais e rodeadas de áreas verdes, sendo estas o elo de ligação entre a habitação da classe operária e as industrias. 
Devido ao grande...
tracking img