resenha captálismo parasitario

1485 palavras 6 páginas
Resenha

CAPITALISMO PARASITÁRIO: E OUTROS
TEMAS CONTEMPORÂNEOS
Review
PARASITIC CAPITALISM: AND OTHER CONTEMPORARY THEMES

Adriano Machado Oliveira
Mestre em Educação pela UFSM.
Unidade de Licenciaturas
Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Araguaína – TO – Brasil
Endereço:
Campus de Araguaína
Av. Paraguai, s/n
Setor Cimba – Araguaína – TO
CEP: 77814-970
E-mail:
psic.adriano_oliveira@yahoo.com.br

A presente obra “Capitalismo Parasitário: e outros temas contemporâneos” constitui-se em um conjunto de ensaios e entrevistas do eminente sociólogo polonês Zygmunt Bauman, cuja centralidade das análises aponta, dentre outros pontos, para a pluralidade de incidências sociais e subjetivas que o capitalismo, em sua atual fase, faz repercutir sobre os sujeitos.
Nos dois primeiros capítulos, o autor efetua uma análise teórica e argumentativa, para nos três seguintes dedicar-se às respostas de questionamentos, organizados em três temáticas distintas.
Bauman, nesta obra, efetua uma análise contundente das atuais vicissitudes que o neoliberalismo em vigor no mundo globalizado produz tanto nos itinerários individuais de vida como nas áreas da sociedade antes resistentes às intempéries econômicas, como a educação escolar.
No presente livro, o leitor encontrará na obra do professor emérito das Universidades de
Varsóvia e Leeds uma compreensão da atual crise econômica recentemente vivida nos Estados
Unidos e que repercutiu para centenas de outros países, no mundo inteiro, evidenciando o que o autor demonstra ser um comprometimento entre os atuais governos democráticos e a vigência de políticas de mercado que assujeitam homens e mulheres a uma vida repleta de dívidas, na qual a única participação legítima e outorgada pela sociedade de consumo se faz por meio de uma interminável jornada na busca de mercadorias logo substituídas e pela assunção de empréstimos bancários que possam permitir que essa modalidade de cidadania prossiga em curso. Como

Relacionados