Resenha capitulo 2 - imagens da organização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O capítulo começa tratando, basicamente, da capacidade de raciocínio com que os homens se adaptaram para reagir como máquinas, possibilitando desta maneira a ampliação da capacidade produtiva de quehoje usufruímos como consumidores. Exemplificou com a situação mecanizada com a qual alguns empregos são elaborados, repetitivamente à exaustão, de forma convincente e programada.
A seguir o textoaborda em geral as teorias que estavam interligadas à questão da organização como consequência da essência da mecanização, fruto de uma forma de instruir um grupo de pessoas a se submeterem a açõescotidianas puramente esperadas e programadas, de forma a contribuir com algo além, por um propósito final.
Cita, contudo, autores e exemplos como : Adam Smith, falando da segmentação e ganhos econômicospela divisão do trabalho através de sua obra (Riqueza das Nações); Max Weber, como um sociólogo que argumentava criteriosamente sobre os efeitos na sociedade sobre essa, que ele denominava,burocratização, que segundo o próprio controlava os processos de administração tal qual a maquina controlava a produção. Exemplificou de forma bastante interessante o modo como as práticas comandadas eoriginadas da forma militar de instruir e se organizar, tinha ligação com essa pratica de mecanização, controle, regras e burocracia.
Coloca ainda o momento em que um novo grupo de estudiosos daadministração, contrastando com o ponto de vista abordado por Weber, deram face à administração cientifica, ou à teoria da administração clássica.
Abordando os principais contribuintes da teoria, apresenta HenryFayol, F. W. Mooney e Cel. Lyndall Urwick. Expõem que as principais contribuições desses teóricos clássicos desenvolveram as ideologias da teoria realmente baseados no princípio de mecanização de umaorganização, em que os responsáveis planejavam de acordo com objetivos (APO, PPBS) de forma a obter uma medida de performance, sem que houvesse qualquer indicação de que os trabalhadores não...
tracking img