Resenha capito 3 imagens da organização

2118 palavras 9 páginas
A mecanização assume o comando
O capitulo 2 inicia-se relatando que antigamente o uso das máquinas para facilitar o trabalho, influenciava diretamente na sensibilidade das pessoas, que acreditavam que tornavam-se inseguras em suas batalhas espirituais.
Hoje no mundo moderno, as máquinas influenciam diretamente a nossa existência, elas tem o poder de aumentar as habilidades produtivas, tornando-as mais eficientes e eficazes. Na percepção de muitos, a mecanização trouxe de positivo a elevação dos ganhos, o que tornou a humanidade mais competidora.
De acordo com um velho chinês, a máquina transformou a natureza da atividade produtiva, marcando a imaginação, o sentimento e o pensamento do homem. A dependência pelas máquinas vem crescendo a cada dia; as organizações funcionam cada vez mais de maneira maquinal, é como se a máquina fosse uma metáfora para sociedade, isso está cada vez mais evidente na organização moderna, que é rotinizada como a precisão de um relógio; é o mundo se adaptando aos princípios mecânicos.
Um dos objetivos era rotinizar as pessoas para que chegassem na horário certo, desempenhassem suas atividades e descansassem em horário marcado, posteriormente retomassem suas atividades até o fim do expediente, esperava –se que os funcionários se comportassem como se fossem máquinas.

Máquinas, pensamento mecânico e surgimento da organização burocrática
São conhecidas como Burocráticas as organizações que funcionam como máquina, pensam de maneira mecanicista e associam as organizações como se fossem uma máquina, por conta disso espera-se que elas operem com máquinas de maneira rotinizada, eficiente, confiável e previsível.

As origens da organização mecanicista
Morgan nos diz que organização era como uma ferramenta ou um instrumento. A origem da organização mecanicista começa nos tempos das construções das pirâmides, impérios, Igrejas e armadas, porém com a invenção da máquina durante a revolução industrial, esse processo ficou mais firme, e se

Relacionados