Resenha cap.4 e 5 Razões do Desgoverno e As mulheres por cima.In: Culturas do povo:Sociedade e Cultura no início da França Moderna.Trad. Maria Corrêa.Rio de Janeiro:Paz e Terra,1990.

3580 palavras 15 páginas
RESENHA

DAVIS,Natalie Zemon.Razões do Desgoverno e As mulheres por cima.In: Culturas do povo:Sociedade e Cultura no início da França Moderna.Trad. Maria Corrêa.Rio de Janeiro:Paz e Terra,1990.cap.4 e 5.p.87-127.

Vanessa Clemente Varella

A autora da obra resenhada é Natalie Zemon Davis, historiadora canadense nascida em Detroit no ano de 1928. Estudou em Smith e Radcliffe, é PhD em história pela Universidade de Michigan e professora da Universidade de Princeton desde 1978 e atualmente é professora adjunta na Universidade de Toronto, Canadá. Seus principais interesses e na História cultural, social e principalmente da mulher com a utilização de diversas fontes, sendo uma das principais construtoras que escrevem com uma combinação da disciplina História com outras como Antropologia, Etnografia, Arte, Teoria Literária. É uma feminista americana e historiadora do período da França Moderna. Considera Filme uma importante maneira de dizer as variadas versões da mesma história com múltiplas potenciais perspectivas de forma mais eficiente que os velhos métodos tradicionais da História. Além dessa obra, escreveu outros títulos os quais alguns são estes: Histórias de perdão e seus narradores na França do século XVI e Nas Margens.

Na presente obra, o objetivo principal é explorar através do segmento social mais pobre e mais numeroso no período da França Moderna, ou seja, camponeses, artesãos e entre outros estratos sociais fazendo relação com as classes superiores, dando ênfase em sua cultura, tradição e sua maneira de reagir às inovações. A autora utiliza apenas um conjunto de estudos de casos como sua metodologia, dividindo em capítulos variados que a princípio tem-se a impressão de não haver muita ligação entre um capítulo e outro, mas no decorrer da leitura a conexão entre os capítulos vai se tornando mais clara com o levantamento de questões de um para o outro, sendo uma excelente forma de produzir um livro com um tema tão diverso.
A análise dos

Relacionados