Resenha cap. 11 ian sommerville

2883 palavras 12 páginas
PROJETO DE ARQUITETURA
Arquitetura do sistema que explica o estágio inicial do desenvolvimento requerendo um certo tipo de análise. Tendo como grande efeito sobre o sistema, as decisões de projeto de arquitetura atendem os requisitos críticos do sistema, tais como;
Desempenho
Confiabilidade de Manutenção
Facilidade de Manutenção
Reuso em Larga Escala
Sendo uma descrição simplificada e administrável de como um sistema esta organizado e de como os componentes operam, a Arquitetura de Sistema é muitas vezes o mesmo requisito que pode apoiar o reuso de software em larga escada conforme será exposta mais a diante nesta resenha. Baseado na teoria de Hofmeister et al. (Holfmeister, et al., 2000) a arquitetura de sistema pode afetar o desempenho, como também facilitar a distribuição e manutenção de um sistema (Bosch, 2000). O tipo e estrutura escolhidos para a aplicação, poderá depender dos Requisitos Não Funcionais do sistema.
Desempenho
Caso seja um requisito crítico, o processo de arquitetura deverá ser projetado localizando tais operações por entre alguns subsistemas, com pouca comunicação quanto possível entre eles, significando a usabilidade de componentes de alta granularidade em detrimento dos de baixa granularidade diminuindo as comunicações entre os processos.

PROTEÇÃO
Sendo um requisito crítico, deverá se fazer uso de uma estrutura de camadas com estes itens mais críticos protegidos por camadas internas e com alto nível de validação de proteção.
Segurança
Caso seja um requisito critico, sua estrutura deve ser projetada em modo que suas relações estejam localizadas num único subsistema ou em pequenos números de subsistemas, oferecendo o serviço de Proteção Relacionados.
Disponibilidade
Sendo um requisito critico, deverá ser projetada de modo que componentes redundantes sejam inclusos possibilitando a substituição e atualização desses componentes sem que o sistema seja interrompido.
Facilidade de Manutenção
Se a facilidade de manutenção for um

Relacionados

  • estudante
    128507 palavras | 515 páginas