Resenha cap. 11 ian sommerville

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE ARQUITETURA
Arquitetura do sistema que explica o estágio inicial do desenvolvimento requerendo um certo tipo de análise. Tendo como grande efeito sobre o sistema, as decisões de projeto de arquitetura atendem os requisitos críticos do sistema, tais como;
Desempenho
Confiabilidade de Manutenção
Facilidade de Manutenção
Reuso em Larga Escala
Sendo uma descrição simplificada eadministrável de como um sistema esta organizado e de como os componentes operam, a Arquitetura de Sistema é muitas vezes o mesmo requisito que pode apoiar o reuso de software em larga escada conforme será exposta mais a diante nesta resenha.
Baseado na teoria de Hofmeister et al. (Holfmeister, et al., 2000) a arquitetura de sistema pode afetar o desempenho, como também facilitar a distribuição emanutenção de um sistema (Bosch, 2000). O tipo e estrutura escolhidos para a aplicação, poderá depender dos Requisitos Não Funcionais do sistema.
Desempenho
Caso seja um requisito crítico, o processo de arquitetura deverá ser projetado localizando tais operações por entre alguns subsistemas, com pouca comunicação quanto possível entre eles, significando a usabilidade de componentes de altagranularidade em detrimento dos de baixa granularidade diminuindo as comunicações entre os processos.

PROTEÇÃO
Sendo um requisito crítico, deverá se fazer uso de uma estrutura de camadas com estes itens mais críticos protegidos por camadas internas e com alto nível de validação de proteção.
Segurança
Caso seja um requisito critico, sua estrutura deve ser projetada em modo que suas relações estejamlocalizadas num único subsistema ou em pequenos números de subsistemas, oferecendo o serviço de Proteção Relacionados.
Disponibilidade
Sendo um requisito critico, deverá ser projetada de modo que componentes redundantes sejam inclusos possibilitando a substituição e atualização desses componentes sem que o sistema seja interrompido.
Facilidade de Manutenção
Se a facilidade de manutenção for umrequisito critico, a arquitetura devera ser projetada utilizando componentes de baixa granularidade e autocontidos, para que possam ser modificados. Deve-se evitar Estruturas Compartilhadas e criação de dados, sendo ambos separados.
Conflitos poderão existir entre estas arquiteturas. Exemplo;
Se o uso de componentes de Alta Granularidade for utilizada com componentes de Baixa Granularidade, eambos forem requisitos de sistema importantes, alguma solução deverá ser encontrada para burlar este caso.
A casos em que ocorrerá a existência de uma sobreposição entre os processos de Engenharia de Requisitos, e Projetos de Arquitetura. Porem a especificação de um sistema nunca deverá se unir a informações de Projeto. Levando em conta que isso é irreal exceto para sistemas de pequeno porte. Suadecomposição se faz necessário para estruturar e organizar a especificação existente.
Subsistema é decomposição abstrata de um sistema com componentes de Alta Granularidade, onde cada um poderá ser um sistema substancial e independente. Os Diagramas de Blocos frequentemente são utilizados para descrever subsistemas onde cada Caixa do Diagrama representara um subsistema. Dentro de cada caixaexistira uma caixa indicando que o subsistema foi propriamente decomposto em subsistemas.
Abaixo segue um modelo abstrato de arquitetura para um sistema robotizado de empacotamento. Nele será exibido os subsistemas que precisam ser envolvidos.
Este será representado na figura 1.


Figura 1 – Diagrama de Blocos de um sistema de controle robotizado de empacotamento.

DECISÕES DE PROJETO DEARQUITETURA
Processo criativo que tenta estabelecer uma organização de sistema que atende os requisitos funcionais e não funcionais. Sendo este um processo criativo, é drasticamente diferenciado dependendo Do tipo de sistema. Assim se faz útil pensar no Projeto de Arquitetura sob a perspectiva de decisão ao invés de Atividade. Neste processo os arquitetos do sistema necessitam tomar varias decisões...
tracking img