Resenha cap 1 adm de mkt kotler

384 palavras 2 páginas
Juliana Alsberg Monte
Marketing 1
Capítulo 1 – Marketing para o século XXI
Tema: Como você percebe a mudança no relacionamento entre empresas e consumidores após o facebook e twitter?
A internet está ganhando cada vez mais espaço nos planos de mídia e nas estratégias de marketing das organizações.
Anteriormente, os consumidores eram passivos à publicidade, eles recebiam a mensagem da marca em anúncios de rádio, tv, revista, jornal, etc e não tinham possibilidade de interagir, responder instantaneamente à essa mensagem. Com a internet, isso se tornou possível. Antes das redes sociais e da internet, as pessoas ficavam limitadas a procurar o SAC para entrar em contato com as empresas e não tinham espaço de grande visibilidade para expor seus pontos de vista em relação à marca, ou seja, suas opiniões não eram expostas a um grande numero de pessoas como na internet. Tanto as redes sociais como sites de opiniões surgiram como uma ponte facilitadora para o contato entre empresa x consumidor.
As redes sociais permitem com que o consumidor se sinta mais próximo da marca e sua percepção é de que a marca está mais acessível para o que for necessário (dúvidas, reclamações, sugestões, elogios, etc), ou seja, a internet mudou a forma das empresas se comunicarem com os consumidores e vice-versa.
Além disso, a internet mudou o comportamento do consumidor, que se torna cada vez mais exigentes e analíticos em relação às marcas, por ter fácil acesso à diversas informações quando vai pesquisar um produto ou serviço pela internet. Por exemplo, quando um consumidor vai procurar um celular, ele pesquisa as opiniões, comentários, depoimentos de quem já teve esse celular, pesquisa a diferença de valores entre as diversas lojas que vendem esse aparelho, realizam diversas análises sobre o produto para depois realizar a compra.
Essa troca rápida e fácil de informações não foi boa somente par o consumidor, mas também para as empresas que procuraram estar cada vez mais próximas de

Relacionados

  • TCC Mono0504 ANALISADO
    38638 palavras | 155 páginas
  • Maximiano Antonio Cesar Amaru
    185421 palavras | 742 páginas
  • Fundeb
    68721 palavras | 275 páginas