Resenha Caligaris

2464 palavras 10 páginas
Resenha: CALLIGARIS, Contardo. Cartas à um jovem terapeuta: Reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 155 p.

Já no título de sua obra, Calligaris (2008), deixa transparecer o objetivo da elaboração de seu livro “Cartas à um jovem terapeuta: Reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos”, que é: tecer algumas reflexões que possam interessar não somente os psicoterapeutas, mas também a todos aqueles que, de certa forma, cultivam alguma curiosidade por esta profissão.
Esta tarefa foi realizada através do compartilhamento de conhecimentos, vivências e experiências, acumulados durante todos os anos de profissão de Calligaris, um psicanalista, ensaísta, doutor em psicologia e colunista da Folha de São Paulo. Italiano que hoje vive e cliníca entre São Paulo e Nova York, além de ter sido também professor na New School de Nova York e também na Universidade da Califórnia, em Berkeley.
Na obra em questão, o autor troca algumas cartas com outros dois jovens terapeutas, um jovem e uma jovem. Nestas, são abordados diversos temas que, de uma forma ou de outra, estão intimamente relacionados com a profissão de psicoterapeuta como, por exemplo, a vocação profissional, a formação, a abordagem do primeiro e dos demais pacientes, as questões práticas e os fenômenos clínicos como a transferência, por exemplo.
Contudo, antes de abordar mais a fundo estes temas, é imprescindível trazer a tona a visão do autor sobre o que é um psicoterapeuta. De acordo com Calligaris (2008, s/p), o psicoterapeuta é “um profissional que tenta aliviar as dores do viver à força de escuta e de diálogo, interrogando as motivações conscientes e inconscientes dos sujeitos que lhe pedem ajuda”.
No caso do terapeuta do livro que troca as cartas com os jovens, percebe-se que este é um psicanalista, o que evidencia que Calligaris, contrariando diversos outros psicanalistas, acredita que a Psicanálise é uma forma de psicoterapia. Com relação aos temas

Relacionados

  • Direito
    1028 palavras | 5 páginas
  • Atividades
    20213 palavras | 81 páginas
  • Olhar da incerteza
    30377 palavras | 122 páginas