Resenha caio prado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO TEXTO “SENTIDO DA COLONIZAÇÃO” DA OBRA DE CAIO PRADO JÚNIOR: “FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO”


Caio Prado almeja explicar em sua obra – Formação do Brasil Contemporâneo - como acolonização, em si, modificou a realidade a qual vivemos atualmente e quais foram seus incentivos e suas causas principais, isto é, o seu sentido.Segundo o autor, diferentemente dos intelectuaiscontemporâneos, precisamos estudar o início do processo colonial, porquanto o final dele apresenta intrínseca relação com o seu sentido e sua implantação. A análise de Prado sobre o começo da colônia foi,portanto, fundamental para se entender a origem de várias problemáticas brasileiras que, ainda hoje, persistem no nosso cotidiano.
Conforme Prado, após o processo de desenvolvimento comercial europeu– substituição da importância econômica do comércio terrestre pelo marítimo -, as nações banhadas pelo oceano iniciam o novo comércio, sendo o reino de Portugal o pioneiro da empreitada, sendosucedido pelos espanhóis, ingleses, holandeses, franceses e suecos. Procurando novas rotas marítimas, os espanhóis acabaram encontrando as Américas, a qual, a princípio, foi um grande empecilho para asnações, pois nada de comercial tinha para oferecer, apenas o fato de ser um obstáculo à chegada das nações a Índia e suas ricas especiarias. Por ser um território com potencial econômico ainda não observadopelos europeus, o povoamento da América tornou-se difícil, visto que a peste matou mais da metade da população europeia.
Observando que a colonização na América, por diversos fatores, não poderiaocorrer da mesma forma que na África e Ásia, os europeus, primeiramente os portugueses, programaram uma nova forma de colonização, ou seja, a implantação de feitorias, porém estas feitas paralelamentecom o povoamento, para abastecê-la, administrá-la, protegê-la. De inicial, o comércio extrativista foi a primeira fonte econômica, depois os gêneros agrícolas passaram a ser a principal fonte de...
tracking img