RESENHA: BURNOT: UM DESAFIO À SAÚDE DO TRABALHADOR

1628 palavras 7 páginas
Curso de Psicologia

CAMILA GUIMARÃES

RESENHA DO TEXTO BURNOT: UM DESAFIO À SAÚDE DO TRABALHADOR

Disciplina: Processo de Saúde e Doença e Relações Interpessoais no Trabalho
Professora: Ana Cristina Zordan Rani

BEBEDOURO
2014

CAMILA GUIMARÃES

SILVA, F. P. P. Burnot: Um Desafio à saúde do trabalhador. PSI – Revista de psicologia social e institucional Universidade estadual de londrina, v. 2, n. 1, jun. 2000. Disponível em: < http://www.uel.br/ccb/psicologia/revista/textov2n15.htm >. Acesso em: 13 Mai. 2014.

RESENHA: BURNOT: UM DESAFIO À SAÚDE DO TRABALHADOR
Esse artigo a ser resenhado foi escrito pela autora Flavia Pietá Paulo da Silva, Psicóloga Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Doutoranda em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid.
O texto relata sobre o Burnout e o estresse, esses são temas que fazem parte da realidade social do trabalhador contemporâneo, impactando de maneira importante a qualidade de vida no trabalho, prejudicando à saúde dos trabalhadores e as organizações onde eles trabalham.
O trabalho desde antigamente teve sua concepção com raízes religiosas e associada a valores cultural-familiar, sentido pelo homem como uma obrigação e prazer em trabalhar. Todavia o homem contemporâneo o vê como uma razão de viver e uma necessidade.
Através de novas teorias ocorreram mudanças a respeito da visão de trabalho, sendo acrescentadas questões de qualidade de vida, considerando o trabalho como aspecto de formação da identidade, onde os homens adquiriram novas qualidades por meio dos espaços de trabalho oferecidos.
Atualmente dentro das organizações estão presentes inúmeras variáveis influenciando diretamente o trabalho do homem.
Para que o trabalhador atinja uma boa produtividade e qualidade em seus serviços prestados ele deve ser saudável e possuir qualidade. Entretanto as organizacionais muitas vezes pressionam seus trabalhadores de maneira excessiva,

Relacionados