Resenha Bubbledeck

378 palavras 2 páginas
Cada vez mais buscamos métodos de economia na construção civil, mas sempre priorizando a segurança. O método construtivo BubbleDeck é formado por um conjunto de esferas plásticas contidas em uma pré-laje de concreto e uma armação superior. As esferas são dispostas nas interseções das armaduras ocupando o local onde o concreto não possui papel estrutural reduzindo drasticamente o peso da estrutura e o gasto de material. Com o menor peso menor o dimensionamento estrutural e de fundação, também sendo possível fazer maiores vãos livres.
Composto por uma malha superior, esferas de plástico reciclado e malha de aço inferior incorporada a, normalmente, uma pré-laje de 6cm de espessura, o BubbleDeck consegue oferecer mais liberdade aos projetos, podendo estes serem mais arrojados, como também o maior espaçamento maior ou eliminação de colunas e vigas, além de reduzir drasticamente o volume de concreto (1kg plástico = 100kg concreto). Os vazios criados pelas esferas também ajudam no desempenho acústico da estrutura. Em caso de incêndio as esferas são queimadas em emissão de gases tóxicos e estrutura resiste entre 60 e 180 graus.
O BubbleDeck já é bastante utilizado em vários países do mundo, sendo utilizado em diferentes construções com vários pavimentos. As esferas são especificadas de acordo com o projeto (semelhante a laje cogumelo). Após a fabricação das pré-lajes, os módulos são içados ao destino final, são apoiados em estruturas temporárias e as armaduras adicionais são inseridas nos pontos chave, então a concretagem é feita.
O projeto das lajes em BubbleDeck seguem métodos convencionais para lajes maciças, conforme a norma de Concreto Armado, onde a diferença se dá pela redução da carga.
A atenção para a sustentabilidade é notada devido ao uso de esferas feitas de plástico reciclável e a redução do consumo de concreto, além de baixo uso de formas de madeira.
As vantagens do uso desse método são muitas e devem ser levadas em conta de acordo com o projeto que se

Relacionados