Resenha bresser-pereira capitulo 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do texto de Bresser-Pereira

O autor se propõem, neste capitulo tratado, a mostrar como o ideal do globalismo não se comprovou, e como a globalizaçãocomercial propiciou aos países de renda media e com economia dinâmica o cathing up.

Para Bresser-Pereira, a globalização é um fenômeno histórico e dinâmico, que não contemplauma desvalorização do poder dos Estados-nação dentro deste processo em prol de um sistema mais global. O autor defende, durante todo o texto, que ao contrario do quepregava o globalismo, o Estado-nação se mostrou um elemento de grande importância na conjuntura de um mercado mundial, onde os agentes são os estados e o lucro é odesenvolvimento destes. Neste tipo de mercado, as empresas por si só não conseguem se impor, e tem como base de competitividade as atuações do Estado-nação .

O autor tambémdefine três tipos de globalização, a comercial, a financeira e a produtiva. Credita à primeira |a condição de propiciar aos países desenvolvidos o cathing up, ou seja,utilizar de sua condição como fornecedor de mão-de-obra barata e outras regalias à produção industrial para atingir niveis altos de desenvolvimento econômico,“alcançando” os países desenvolvidos. Credita ao segundo tipo a condição de dificultar a participação dos países em desenvolvimento no mercado, facilitando o acumulo de capital porpaíses que possuem mão-de-obra qualificada.

O autor defende bem suas ideias, mostra com fatos como a globalização tem se mostrando diferente daquilo que suaideologia, o globalismo, que traz em si um sistema de alienação onde os países em desenvolvimento não possuem chance comparativa em relação aos países ricos, a
apresentava.
tracking img