Resenha: braverman, h. trabalho e capital monopolista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE NOVOS HORIZONTES
MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

RESENHA: “BRAVERMAN, H. TRABALHO E CAPITAL MONOPILISTA. CAP. 2 A 5”

Adriana Dorado Tôrres

Belo Horizonte
2011
SUMÁRIO

1 RESUMO DO TEXTO 2

2 APRECIAÇÃO CRÍTICA 4

1 RESUMO DO TEXTO

Capítulo 2 – As origens da gerência
O capitalismo industrial começa quando um significado número detrabalhadores é empregado por um único capitalista. Os trabalhadores já estão adestrados nas artes tradicionais da indústria anteriormente praticada na produção feudal e no artesanato das guildas. Em primeiro lugar, surgiram funções de gerência pelo próprio exercício do trabalho cooperativo. O capitalismo assumiu essas funções como gerente em virtude de sua propriedade do capital. As primeiras fases docapitalismo industrial foram assinaladas por um continuado esforço por parte do capitalismo. Este empenho assumiu a forma de uma grande variedade de sistemas de subcontratação e “desligamento”.
Os sistemas de subcontratação e produção domiciliar eram afligidos por problemas de irregularidade da produção, perdas de material em trânsito e desfalques, lentidão no fabrico, falta de uniformidade erigor na qualidade do produto. O controle sem centralização do emprego era, senão impossível, certamente muito difícil, e assim o requisito para a gerência era a reunião de trabalhadores sobe um único teto.

Capítulo 3 – A divisão do trabalho
A divisão do trabalho na indústria capitalista não é de modo algum idêntica ao fenômeno da distribuição de tarefas, ofícios ou especialidades daprodução através da sociedade, porquanto, embora todas as sociedades conhecidas tenham dividido seu trabalho em especialidades produtivas, nenhuma sociedade antes do capitalismo subdividiu sistematicamente o trabalho de cada especialidade produtiva em operações limitadas.
A divisão do trabalho na sociedade é característica de todas as sociedades conhecidas; a divisão do trabalho naoficina é produto peculiar da sociedade capitalista. Enquanto a divisão social do trabalho subdivide a sociedade, a divisão parcelada do trabalho subdivide o homem, e enquanto a subdivisão da sociedade pode fortalecer o indivíduo e a espécie, a subdivisão do indivíduo, quando efetuada com menosprezo das capacidades e necessidades humanas, é um crime contra a pessoa e contra a humanidade. As trêsvantagens da divisão do trabalho, dadas por Adam Smith em sua famosa análise no primeiro capítulo de A Riqueza das Nações: “primeira, ao aumento da destreza de cada trabalhador individualmente; segunda, à economia de tempo que em geral se perde passando de uma espécie de trabalho a outra; e, finalmente, a invenção de grande número de máquinas que facilitam e abreviam o trabalho..”
A força detrabalho converteu-se numa mercadoria. O modo mais comum de baratear a força de trabalho é exemplificado pelo princípio de Babbage:fracioná-la nos seus elementos mais simples.

Capítulo 4 – Gerência Científica
A gerência científica significa um empenho no sentido de aplicar os métodos da ciência aos problemas complexos e crescentes do controle do trabalho nas empresas capitalistas emrápida extensão.
Taylor ocupava-se dos fundamentos da organização dos processos de trabalho e do controle sobre ele. Os sucessores de Taylor encontram-se na engenharia e projeto de trabalho; bem como na alta administração. As conclusões de Taylor podem ser resumidas assim: os trabalhadores que são controlados apenas pelas ordens e disciplinas gerais não são adequadamente controlados, porqueeles estão atados aos reais processos de trabalho. Para mudar esta situação, o controle sobre o processo de trabalho deve passar ás mãos da gerência, não apenas num sentido formal, mas pelo controle e fixação de cada fase do processo, inclusive seu modo de execução. A gerência moderna veio a existir com base nos princípios de Taylor, quais sejam: Princípio de dissociação do processo de trabalho...
tracking img