Resenha brava gente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES– FITS
ENFERMAGEM – 1º PERÍODO “A” NOTURNO

PRISCILA SANTANA BRASIL




BRAVA GENTE
A HISTÓRIA DE ANNA NERY

Maceió
2012

PRISCILA SANTANA BRASILBRAVA GENTE
A HISTÓRIA DE ANNA NERY






Resenha apresentada ao curso de enfermagem, sob orientação da prof. Rita Webster, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina deProcessos Históricos de Enfermagem.




Maceió
2012

Nome Original: Brava Gente Brasileira. Cor filmagem: Colorida. Origem: Brasil. Ano de produção: 2000. Gênero: Drama. Duração: 104min. Classificação: 16 anos. Direção: Lúcia Murat. Elenco: Diogo Infante, Luciana Rigueira, Floriano Peixoto, Buza Ferraz, Leonardo Villar, Sérgio Mamberti, Adeílson da Silva.

O filme Brava Genteconta a história da primeira enfermeira brasileira que serviu na guerra do Paraguai voluntariamente. Anna Nery, no filme interpretado por Marília Pêra, escreveu ao presidente da província oferecendo-separa cuidar dos feridos de guerra enquanto o conflito durasse. Logo partiu para o Rio Grande do Sul, onde aprendeu noções de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo. Apesar dasfaltas de condições, como falta de higiene e de materiais e excesso de doentes, Anna chamou a atenção por seu trabalho como enfermeira por várias regiões por onde passou.
Ficara nohospital São Lázaro, onde haviam mais de mil homens feridos. Ali começava uma árdua jornada de trabalho. Apesar das dificuldades e da forte rigidez militar da época, Anna resolveu criar grupos para amelhoria da enfermaria. Fez cinco grupos, onde um era responsável pela limpeza da enfermaria, outro por cortar os cabelos e fazer a barba de todos os doentes, outro responsável pelo café da manhã, outropelo banho e o último responsável por arranjar cal para acabar com os piolhos.
Tanta bondade e organização trouxe raiva e até mesmo inveja aos médicos que ali comandavam. Por fazer...
tracking img