RESENHA BRASIL DE GET LIO A CASTELLO

1280 palavras 6 páginas
SKIDMORE, E. Thomas. Brasil: de Getúlio a Castello. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 2010.

RESENHA SOBRE O LIVRO BRASIL: DE GETÚLIO A CASTELLO
TAINÁ DOMINGUES BÍSCARO
Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Av. Brasil, 1220 – Jardim Guanabara – Campinas – SP – Brasil tainabiscaro@hotmail.com O processo histórico nesta obra descrito inicia-se na Era Vargas com a presidência provisória de Getúlio, através da chamada Revolução de 30, tendo o Tenentismo como raiz, sendo originada com a queda brusca do preço do café, culminando na dissidência oligárquica, ou seja, o fim da conhecida Política Café com Leite, formando a Aliança Liberal, a fim de concorrer as eleições. Tal Aliança era formada por Getúlio Vargas e João Pessoa, recebendo apoio de Minas Gerais, porém a vitória foi de Júlio Prestes, apoiado por São Paulo, sendo a causa da Revolução o assassinato de João Pessoa, meio pelo qual Getúlio adentra o poder.
A Era Vargas, portanto, foi divida em três períodos: Governo Provisório, Constitucional e Estado Novo. O Estado brasileiro foi reformulado, visando continuar atendendo os interesses oligárquicos, inovando, porém, com os da classe média, burguesia urbana, classe dos trabalhadores e do exército, pois a partir de 1930 não existia mais um único grupo que pudesse exercer a hegemonia do poder.
O Governo Provisório se caracterizou pela defesa da cafeicultura, com o intuito de valorizar o café, queimando grandes quantidades do estoque, estimulando a industrialização, bem como a Revolução de 1932, causada pela demora de Getúlio para elaborar uma nova Constituição, elaborando posteriormente, portanto, a Constituição de 1934, com ideias federalistas, presidencialistas, e trazendo novidades, como o voto secreto e feminino, leis trabalhistas e nacionalismo econômico. Surge então, a Intentona Comunista, o conhecido pretexto para o Estado perseguir os comunistas, alegando que eles desejam se posicionar no poder do país.
O Estado Novo foi

Relacionados