Resenha bordignon, genuíno, gestão democrática da escola cidadã

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

UNIGRANRIO










FABIANA BARBOSA







GESTÃO EDUCACIONALTrabalho apresentado à professora Maria Luiza da disciplina Gestão educacional do curso de Pedagogia da Universidade Unigranrio









Duque de Caxias2012

BORDIGNON, Genuíno, Gestão Democrática da Escola Cidadã. in: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Orgs). Ensino Médio: Ciência, Cultura e Trabalho, Brasília: MEC, SEMTEC, 2004.

FabianaBarbosa



Genuíno Bordignon é Graduado em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela UNIJUI. Especialização em Planejamento e Administração de Sistemas Educacionais pela IESAE/FGV. Mestreem Educação – Adm. de Sistemas Educacionais pela FGV/IESAE. Presidente da Comissão de Educação Superior; Membro efetivo da Câmara de Educação Básica e da Câmara de Planejamento e Legislação e Normas;Membro suplente da Câmara de Educação Profissional.

O texto  que ora resenhamos  vem aprimorar as discussões a cerca da democratização nas Escolas Públicas. O autor tem como ideia principalprovocar uma reflexão sobre o principio constitucional da Gestão democrática na Escola pública. A obra esta estruturada em cinco tópicos.

 No primeiro tópico o Autor fala sobre o princípio daGestão democrática no ensino público que se deu pela Constituição de 1988, remetendo a Lei a sua regulamentação, porém a LDB (Lei º: 9.394/96) remete aos sistemas de ensino a definição das “normas de Gestãodemocrática no ensino público na educação básica”, considerando a garantia de “participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola” e a “ participação dascomunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes” (arts. 3º e 14).
             Entendemos que o envolvimento e participação do profissional de educação na elaboração do projeto...