Resenha: BORDA, Fals Orlando. – Pela práxis: o problema de como investigar a realidade para transformá-la

1933 palavras 8 páginas
Universidade Federal de Santa Catarina
Projeto de Extensão Contestado – nova metodologia de trabalho com famílias no SUAS: participação popular e autonomia
Acadêmica Natália Fonseca de Abreu Rangel

Resenha: BORDA, Fals Orlando. – Pela práxis: o problema de como investigar a realidade para transformá-la (www.ts.ucr.ac.cr)

O sociólogo colombiano, Fals Borda parte de seu trabalho de investigação-ação produzido coletivamente na Colômbia entre os anos de 1970 e 1976 com grupos de trabalhadores, campesinos e indígenas para pesquisar os desafios colocados neste tipo de pesquisa para a efetivação da quebra dos dualismos teoria/prática e sujeito/objeto sem perder a cientificidade do conhecimento, bem como para questionar o papel dos intelectuais na transformação revolucionária socialista da sociedade com base no materialismo histórico e na dialética.
Por que algumas tentativas revolucionárias fracassam? Como resolver o problema do distanciamento da teoria e da prática? Como intelectuais podem contribuir para a formação política, fim da alienação e instrumentalização científica das bases sem tornar-se vanguarda dos movimentos sociais? Longe de findar o debate, Fals Borda traz neste artigo elementos cruciais para a problematização contínua e infindável desses questionamentos essenciais para o pesquisador que busca produzir conhecimento científico para a transformação estrutural da sociedade capitalista.
Para tal expõe suas bases gnoseológicas para a elaboração do trabalho: 1) o problema da relação pensar e ser se resolve pela observação do material que é externo a nós; 2) o problema d formação e redução do conhecimento não se resolve diferenciando os fenômenos das coisas em si, senão estabelecendo a diferença entre o que é conhecido e o que ainda não é conhecido; 3) o problema da relação pensar-atuar se resolve reconhecendo uma atividade real das coisas à quais somente se advém pela prática que, neste sentido, é anterior à reflexão; 4) o problema da relação entre

Relacionados