Resenha Bio Tica Nas Profiss Es

931 palavras 4 páginas
gleciane pereira katschi

BIOÉTICA E DIREITO

Resenha crítica sobre Bioética nas Profissões, referente ao tema Bioética e Direito, apresentado ao Curso de Direito, Área das Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como requisito parcial à obtenção de 2ª nota de A1 para a matéria complementar de Bioética e Biodireito.

PROFESSOR orientador: RICARDO josé NODARI

joaçaba
2014
“Bioética é uma disciplina dinâmica e as carreiras jurídicas não podem abrigar pessoas com medo de pensar.” (Tereza Rodrigues Vieira).

Quando uma pessoa inicia a vida acadêmica realizando o curso de direito, automaticamente ele está sendo preparado para deparar-se com as mais diversas áreas de conhecimento. De certo modo, é o direito o responsável para intermediar a cerca do desenvolvimento referente à biotecnologia e a ciência biomédica.
“Como regulador da relação do homem em sociedade, por sua vez, deve apresentar sua colaboração na valoração dos resultados e consequências, pois a interferência ocorre sobre a fauna, à flora e principalmente sobre o homem”.

A bioética participa de forma a debater e socializar as consequências, porém tal analise deve ser feita em parceria com o direito.
Devido à preocupação com a formação de novos juristas, é que se discute até que ponto a bioética pode contribuir para o crescimento e desenvolvimento do direito, objetivando assim, a construção do saber unitário, conscientizando a sociedade e expondo as lacunas existentes em ambas as ciências que precisam ser preenchidas, e por isso que “não é possível conceber uma sociedade civilizada sem ética”.
“O direito não é apenas legislação. Segundo Miguel Reale, é fato, valor e norma”. Na falta da lei escrita, cabe ao juiz preencher as lacunas com as soluções apropriadas, com a bioética não existe, ainda, uma lei específica para cada caso, e se existe, encontra-se demasiadamente ultrapassada.
“O direito e a ética devem estar unidos visto que defendem interesses

Relacionados