Resenha BICALHO, Maria Fernanda. Conquista, Mercês e Poder Local: a nobreza da terra na América portuguesa e a cultura política do Antigo Regime. Almanack Braziliense, n.2, Nov. 2005, p. 23-45.

1215 palavras 5 páginas
Nome do Aluno: Rhuana Helena de Souza
Curso: História
Disciplina: História da Região – AD1

BICALHO, Maria Fernanda. Conquista, Mercês e Poder Local: a nobreza da terra na América portuguesa e a cultura política do Antigo Regime. Almanack Braziliense, n.2, Nov. 2005, p. 23-45.

Nobreza no Antigo Regime

A nobreza desde o período medieval e moderno obtém-se uma vida de ociosidade, na qual dependia do rei para sobreviver e adquiriam vários privilégios.
Houve uma nova estruturação envolvendo a nobreza, não viviam mais na ociosidade e foram conquistando mais espaço no âmbito político, social e econômico. Através desses privilégios alguns desempenhavam algumas funções: os que combatem, seriam aqueles militares que estavam em frente às guerras para a defesa do rei e do império; os que detém poderes jurisdicionais; os que recebem determinadas delegações da realeza, etc.

No Antigo Regime a dinâmica social estava relacionada entre a Coroa e as suas metrópoles. Na relação entre Coroa e nobreza. A centralização do poder não estava só nas mãos do rei, mas havia fragmentação deste poder para interagir com os poderes locais e assim, estabelecer negociações com as redes, visando não só o interesse da Coroa, mas também, da elite dirigente (nobreza).
Com o aumento do poder do rei, legitimou a nobreza como uma dignidade provida pelo rei. À proporção que o rei ganhava mais poderes, estabelecem vínculos com as elites, tornando uma reciprocidade entre si. O entendimento das relações sociais se dar em formação das correlações entre o desenvolvimento pessoal e o desenvolvimento social dos indivíduos. Essa dinâmica que estrutura e prende súditos à vida cortesã e ao jogo do poder, determina o seu papel que cada um desempenha, fundamenta-se no processo de hierarquização da sociedade.
Pertencer a Corte significa a manutenção de prestígio e possibilitava a ascensão na hierarquia social. Todo um conjunto de normas comportamentais regia as ações desses

Relacionados