Resenha biblioteconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Silva, Divina Aparecida da. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional / Divina Aparecida da Silva, Iza Antunes Araújo. – 6. Ed. – Brasília : Thesaurus, 2009.

DivinaAparecida da Silva, bibliotecária, especialista em arquivo, consultora em biblioteconomia, fundadora do curso auxiliar de biblioteca da S. B.

Iza Antunes Araújo, bibliotecária e consultora autônoma nasáreas de biblioteconomia e instrutora ABDF.

No primeiro capítulo trata-se do histórico da evolução do livro e da biblioteca comunicação, escrita, alfabeto; abordando os suportes da escrita comopapiro, pergaminho, o papel, a imprensa e o livro.

O segundo capítulo disserta acerca dos conceitos de biblioteca, biblioteconomia, centro de documentação e informação, documentação, documento,informação, arquivo, arquivologia, museu e museologia.

O terceiro capítulo aborda sobre a classificação das bibliotecas em nacional, pública, universitária, especializada, escolar, infantil e especial.

Já oquarto capítulo está centrado nos seguintes aspectos da biblioteca: objetivos gerais, funções, estrutura administrativa, instalação da biblioteca, acervo, serviços básicos aos usuários e seções no âmbitoda biblioteca.

O quinto capítulo relata a respeito do conceito de documento, tipos de documentos, tais como: impressos, livros, folhetos e periódicos.

O sexto capítulo engloba os processos técnicoscomo noções de catalogação, noções de Classificação Decimal Universal (CDU) e Classificação Decimal de Dewey (CDDD).

O sétimo capítulo refere-se aos principais e prioritários serviços de referência,principais obras do acervo de referência, como orientar a leitura e a busca por informações e o profissional de referência.

A partir do oitavo capítulo ao décimo terceiro capítulo abordam areferência bibliográfica como conjunto padronizado de elementos descritivos normalizados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); a alfabetação no arquivamento das fichas bibliográficas,...
tracking img