Resenha belo monte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: A devastação de um patrimônio brasileiro


Belo Monte é um documentário que foi realizado por jovens interessados em expor a realidade que vive a sociedade indígena da região deAltamira, Pará. O ponto chave é destacar a instalação de uma usina hidrelétrica no coração da Amazônia. Este é um projeto independente e coletivo, que foi filmado durante três expedições na região do rioXingu, em que os principais envolvidos nesta “guerra” foram entrevistados, dentre eles estão a liderança indígena, o Procurador da República Dr. Felício Pontes, o presidente da FUNAI Márcio Meira eos políticos locais que são a favor da Usina.
A equipe do documentário “Belo Monte, anúncio de uma guerra” é formada por cineastas, economistas, advogados e comunicadores, tendo como diretorAndré D’Elia. São pessoas que repudiam atitudes conformistas e propõem o debate sobre o modelo de desenvolvimento que o Brasil e o mundo vêm adotando. Os jovens levaram dois anos para concluir o projetoe iniciar a campanha, que foi lançada em 21 de novembro de 2011.
Ao assistir esta produção, podemos enxergar com clareza cada detalhe e toda realidade que está ao redor desta proposta daconstrução da usina hidrelétrica. Percebemos que existe muito aproveitamento político dentro deste projeto, em que é claro que os líderes políticos não consideram a escassez e os resultados negativos queserão decorrentes e refletidos na população de Altamira.
É impressionante assistir a luta dos indígenas para preservar seu território e o patrimônio do povo brasileiro, já que estamos falando deum pedaço do coração do país. Esta obra trará um efeito devastador, principalmente para a população desta região do Pará. Segundo os mandantes do projeto Belo Monte, o mesmo não prejudicará oterritório do povo indígena, porém trará dificuldades para os habitantes de Altamira inclusive os índios.
O rio Xingu é um dos ambientes que mais sofrerá danificação, pois o mesmo será desviado...
tracking img