Resenha: BEAUD, Michel. “Da Grande Depressão à Grande Guerra (1873 – 1914)”.

761 palavras 4 páginas
Resenha:
BEAUD, Michel. “Da Grande Depressão à Grande Guerra (1873 – 1914)”. In: ____. História do Capitalismo de 1500 até nossos dias. São Paulo: Brasiliense, 1981.
Michel Beaud no capítulo quatro de seu livro História do capitalismo de 1500 até nossos dias se dispõe a estudar o período que compreende dos finais do século XIX até o período antes da Primeira Guerra Mundial. O autor apresenta que antes mesmo do advento do capitalismo a sociedade já conhecia abalos econômicos graças às mudanças metereológicas, as mudanças demográficas etc. O período de industrialização do capitalismo também foi um momento de diversos altos e baixos, momentos de euforia seguidos de crise. Essas diversas oscilações que aconteciam com a economia graças a lógica de mercado capitalista vão levar o autor a amarrar todas essas oscilações sob a idéia de “crises do século XIX”.
A primeira crise do século XIX apontada por Beaud é a “Grande Depressão” que tem seu início em 1873 e se perdurando até 1895. Essa crise, segundo o autor, abriria o período conhecido como a idade do imperialismo, seria uma segunda idade do capitalismo. Assim, Beaud aponta quatro características desse período:
O desenvolvimento de uma segunda geração de técnicas industriais e de indústrias;
A afirmação do movimento operário que, nos países industrializados, arranca apreciáveis concessões;
A concentração do capital e o surgimento do capital financeiro;
Uma nova onda de colonização e de expansão em escala mundial, desembocando na “partilha do mundo” e na “Grande Guerra”. (BEAUD, 195)
Nesse período de “Grande Depressão”, em 1873 temos o craque da bolsa de Viena que é seguido de falências dos bancos na Áustria e na Alemanha. Em 1882, há o craque da bolsa de Lyon; já em 1884 temos uma desvalorização de ações das construtoras americanas, já a Alemanha passava por um período de depressão. Ao passar desses anos, vemos outros países passando por diversas crises normalmente relacionadas com as questões bancárias e

Relacionados