Resenha- bbb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eu não assisto ao tal programa, porém, como um fato ocorrido no mesmo ultrapassou os seus limites e se tornou manchete nas principais mídias e meios de comunicação, acho que devemos analisar alguns pontos para tentar entender o ocorrido, as circunstâncias criadas para que tal ato acontecesse e as responsabilidades sobre o ocorrido.
Mas o que é este programa? Segue uma descrição e uma tentativade explicação:

“Big Brother Brasil (representado pela sua sigla, BBB) é um reality show feito pela produtora de televisão Endemol e é apresentado no Brasil pela Rede Globo. Teve a sua primeira temporada realizada em 2002. É a versão brasileira do reality show Big Brother, cuja primeira temporada mundial foi realizada em 1999 nos Países Baixos.
O programa consiste no confinamento de um númerovariável de participantes em uma casa cenográfica, sendo vigiados por câmeras 24 horas por dia, sem conexão com o mundo exterior: os participantes não podem falar com seus parentes e amigos, não podem ler jornais ou usar de qualquer outro meio para obter informações externas. Tais participantes são escolhidos pela produção do programa, mas podem escolher se querem ou não entrar na casa e têm odireito de desistir no meio do programa. No Brasil, o programa, além das transmissões diárias na Rede Globo, é exibido em pay-per-view no canal por assinatura Premiere Shows e com flashes no Multishow”. – Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Segundo o professor MSc. Gesiel Albuquerque o programa: "Trata-se de uma ideia interessante que pretende "engaiolar" pessoas de diferentes naipes e matizes,visando à observação dos seus comportamentos e reações, sob condições de estresse emocional, psicológico e convivência com temperamentos distintos, em local diferenciado.”.
– Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Então, chego à conclusão de que o programa é uma tentativa de reproduzir em um espaço isolado e em condições controladas, algo que se presta à ser um experiência comportamental naqual se explora as ações e reações dos seus participantes às mais variadas situações e estímulos – o que resultaria em reações e decisões que se aproximariam da “realidade”.

O que não podemos em momento nenhum esquecer, é que o programa é um produto comercial, que conta além da renda obtida pelo sua comercialização, a renda vinda dos patrocinadores que expõem os seus produtos. O programa,pauta-se sobre a (na minha opinião) falsa premissa de que as pessoas que participam dos programas são pessoas comuns o que sabemos que não é verdade mesmo, pois são pessoas que atendem à um padrão de estética que serve aos propósitos do programa), para que os telespectadores se identifiquem. E para que o programa se torne atrativo ao publico na finalidade de vender o seu produto, as pessoas que cuidamda direção do programa se valem de todos os meios e artifícios possíveis (todos discutíveis na minha opinião), manipulando, conduzindo e induzindo os seus participantes com o propósito de manter a audiência. É neste ponto que chegamos aos fatos recentes:

“Na festa de sábado (14/01), primeiro dia de bebida liberada no BBB, Monique ficou nitidamente embriagada. Antes de dormir, deu um selinho emFabiana e foi para o quarto Floresta. Sob o edredom, Daniel se atracou com a estudante e é aí que começam as suspeitas de estupro. Na edição mostrada na noite de domingo (15/01), a narrativa é de uma “ficada” consentida depois da festa. No pay per view, Monique aparece imóvel enquanto Daniel faz movimentos sob a colcha.

No dia seguinte (16/01), Monique foi chamada ao confessionário paraesclarecer o que realmente aconteceu. Ela disse não ter sido violentada, mas, depois de ser indagada por Boninho, demonstrou não estar certa de suas respostas. “Me chamaram para perguntar se tínhamos feito alguma coisa. Eu sei que não fiz, mas começo a pirar. Será que eu fiz? Será que não? Estou muito mal com isso”, disse Monique para Analice.
Daniel, por sua vez, negou qualquer abuso. “Não teve...
tracking img