resenha bauman e kliksberg

1108 palavras 5 páginas
Bernardo Kliksberg é um economista natural da argentina, possui grande reconhecimento por desenvolver teorias na área de desenvolvimento social ligado com a ética, e a introdução de vários conceitos, dentre eles o de capital social. Suas pesquisas na área da pobreza foram fundamentais para estabelecer uma nova consciência em relação ao tema. Zygmunt Bauman é um sociólogo de origem polonesa, um dos grandes teóricos do século XX, possui vários livros e textos focados na parte social da modernidade e pós modernidade (períodos que são impossíveis de serem estudados sem levar em conta as obras de Bauman)
Em “A ética é possível num mundo de consumidores?” de Zygmunt Bauman, pode-se encontrar uma serie de pensamentos focados no âmbito social da chamada pós modernidade, no entanto com caráter bastante filosófico, dando ênfase na filosofia de Hobbes e Nietzsche (no entanto pautado no pensamento de Schopenhauer), a idéia central do pensamento de Bauman no texto não foge de sua área de pesquisa, isto é: a freqüente analise do homem moderno. De inicio tem-se a colocação da máxima: “Amar o teu próximo como a ti mesmo” a partir disso nos fica subentendido, se seria possível ter essa máxima como uma lei a ser seguida, em um mundo onde somos meros consumidores. Amar ao próximo como a ti mesmo implica em respeitar as singularidades de cada um, afirma o autor, no entanto como será isso possível em um mundo que segundo Hobbes nos obriga a ser coagidos a nos comportarem bem?
“Esses milhares de indivíduos que, diante dos nossos olhos, empurram-se desordenadamente uns aos outros no transito pacifico devem ser vistos como tigres e lobos, cujos dentes são protegidos por fortes focinheiras.” Arthur Schopenhauer in “A arte de insultar”.
Para Zygmunt as desregulamentações e privatizações são tentativas de transferir a responsabilidade para o lado privado da sociedade, tal fato isenta o Estado de certas tarefas, em outras obras do autor pode-se perceber a sua preocupação sobre as

Relacionados

  • Ética
    2189 palavras | 9 páginas